Como se livrar da mágoa

como-se-livrar-magoaNão é fácil lidar com pessoas difíceis, pessoas que te humilham, ridicularizam, inferiorizam, criticam, rejeitam, caluniam, enfim… que te fazem mal.

Uma das consequências imediatas é a mágoa. Já que, na maioria das vezes, você não pode fazer nada contra a pessoa, a única coisa que te resta é guardar rancor contra ela…

Então, você para de falar com ela, vira o rosto quando ela tenta falar com você, evita estar no mesmo ambiente que ela, a bloqueia nas suas redes sociais, rasga suas fotos, e faz de tudo para sumir da vida dela.

Toda vez que você pensa no que aconteceu entre vocês, você tem vontade de chorar, ou gritar de raiva… O ódio que você nutre por ela é tão grande que você precisa estar sempre lembrando do que ela fez ou disse a seu respeito, para que você nunca mais seja a mesma pessoa com ela. Você deseja o mal para vida dela… e toda vez que ouve falar ao seu respeito, você espera ouvir más notícias, como forma de vingança.

Agora repare se esse “investimento” todo de raiva consegue chegar até a pessoa que te magoou.

Pois é… ela continua sendo ela mesma, fazendo o que ela sempre fez, vivendo a vida dela da maneira que ela quer… e você, a bobona, achando que estava se vingando… que nada!

Quem está machucada aqui é você, a magoada, a que guarda rancor e raiva dentro de si.

Já reparou o quanto você se tornou refém dessa pessoa e do que ela fez contra você?

Olha o esforço todo que você tem que fazer para manter a sua raiva contra ela? Você provavelmente até ficou doente por isso… isso mesmo… mágoa causa doenças!

E não vem com essa de que eu não sei o mal que essa pessoa te causou… amiga, isso não interessa! Deixe-me repetir: quem está sofrendo com essa mágoa é você!

Faça como Deus, que por amor a Ele mesmo, perdoa a todos. Veja versículo acima.

Mas como Cris, como perdoar se eu odeio tanto essa pessoa?

Simples:

  1. Decida perdoar. Você não precisa sentir nada para tomar esse primeiro passo. Faça o que você faz quando tem que acordar cedo para trabalhar e está frio do lado de fora do seu cobertor. Você sai da cama sem vontade alguma!
  2. Ore por essa pessoa. Pois é, a Bíblia nos ensina a orar pelos nossos inimigos, e por mais que isso aparentemente não faça sentido, funciona! Quando você ora pela pessoa que te fez mal, você está superando o que ela fez contra você – é como se todo aquele mal estivesse sendo pisado pelos seus pés… você se faz maior que o seu inimigo.
  3. Peça perdão. Mesmo que quem errou foi a outra pessoa, o fato é que só de você ter se magoado com ela, você errou contra ela. Se ela aceitar o seu perdão ou não, isso não importa a você – o seu dever é se corrigir com ela. Sua consciência limpa vai lhe trazer paz interior e aquele mal não terá mais domínio sobre seus pensamentos e lembranças.

E por último, se você ainda precisa de mais um incentivo para perdoar, saiba que só poderá orar o Pai Nosso quando você perdoar seus ofensores:

(blockquote autor=”Mateus 6:12″]”…E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”[/blockquote]

Na fé.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *