Notícia

Na Índia, adolescente morre após fazer 68 dias de jejum

Internacional |

meninaO que você acha que aconteceria com o seu corpo se você ficasse 3 dias sem comer? Agora, imagine ficar mais de 2 meses sem se alimentar.

Na Índia, Aradhana Samdariya (foto), uma garota de 13 anos, seguindo a tradição do jainismo (uma das mais antigas religiões do país), morreu após ingerir apenas água quente por 68 dias.

Os pais dela estão sendo acusados de homicídio culposo (quando não há intenção de matar), por permitirem que a filha jejuasse prolongadamente. Eles alegaram que não a forçaram e que, quando completou 51 dias, pediram para que a filha parasse, mas ela se negou.

A morte da adolescente reacendeu o debate no país sobre esse ato religioso. Ativistas alegam que a orientação para esse jejum foi dada à família por seu guru, sob o argumento de que traria prosperidade aos negócios.

Mas o que essa prática religiosa tem a ver com a fé?

A fé faz pensar

O jejum é muito comum na Bíblia e traz inúmeros benefícios quando realizado de maneira sábia. Porém, a partir do momento em que começa a prejudicar o próprio corpo, algo está fora do contexto da fé que realmente agrada a Deus.

Um artigo publicado no blog do bispo Edir Macedo aborda o efeito da religião na maneira de pensar, que cauteriza o entendimento dos religiosos gerando fanatismo. “O espírito da religiosidade retira das pessoas o senso crítico para que, após estarem entorpecidas e alienadas, injete em seus intelectos as suas falsas intenções”, ressalta o texto.

A fé que chama atenção de Deus é inteligente porque faz a pessoa pensar, escolher o que é melhor para si mesma e para as demais pessoas. Quando, em nome dessa fé, as atitudes são prejudiciais, tem algo errado.

Deus não se agrada quando fazemos as coisas no automático, e é isso que a religiosidade faz: as pessoas reproduzem hábitos sem nem ao menos avaliar os riscos que eles envolvem.

Por isso, avalie como você tem apresentado a sua fé para Deus. Se ela não tem sido acompanhada da sua inteligência, além de não agradá-Lo, não trará benefício algum para você. Será só perda de tempo, pois Ele espera do Seu povo um culto racional (Romanos 12.1).

Fonte: universal.org

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *