As 5 virtudes da Prudência

É costume ouvirmos falar dela como a nossa maior aliada, como a única forma de conseguirmos aquilo que queremos, evitando estarmos expostos a todo e qualquer perigo daquilo que não queremos.

“Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.”

Mateus 25.1-12

PRUDÊNCIA é a palavra de ordem! Sim, nesta parábola somos alertados a ter cautela, verdadeiro cuidado nas nossas atitudes diárias, porque elas podem determinar toda a nossa vida e, inclusivamente, o nosso destino final.

Na verdade, estas 10 virgens refletem 5 atitudes que são determinantes para o sucesso das nossas vidas e 5 atitudes que são, igualmente, determinantes para a ruína total da nossa existência.

Elas são AS 5 PRUDENTES E AS 5 NÉSCIAS, e, segundo os Ensinamentos do Senhor Jesus, é do lado das PRUDENTES que qualquer ser humano pode e deve estar, pois disso depende a sua própria vida!

AS 5 UNÇÕES DOS PRUDENTES!

E QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DOS PRUDENTES?
1) DEFINIÇÃO


Não existe nada que determine mais a orientação da nossa vida do que a DEFINIÇÃO. Observe as atitudes de uma pessoa definida, o que é que ela suscita? Muitas vezes admiração e alguma inveja e porquê? Porque ela sabe o que quer, ela faz as escolhas mais acertadas. Ela trabalha naquilo que gosta, ela casa com a pessoa certa, ela tem a família unida… em suma, ela luta pela vida que sempre sonhou! E por que é que tudo isto acontece? Porque ela sabe o segredo para as conquistas: BUSCAR O REINO DOS CÉUS ACIMA DE TODAS AS COISAS.

2) SEGURANÇA
Oferece-nos a única sensação de bem-estar e conforto, pois, quando a temos, não existe nada que nos atemorize fazer ou até mesmo dizer. Assim é a SEGURANÇA, o motor de quem sabe que a tudo aquilo que se propuser será bem sucedido. E quem sente segurança é porque sabe que possui o seguro mais fiável à face da terra, pois são aqueles que: DEPOSITAM TODA SUA CONFIANÇA EM DEUS.

3) REVOLTA/AÇÃO
Parece uma contradição, pois como poderia REVOLTA e PRUDÊNCIA coexistirem na mesma pessoa? Mas quando falamos em revolta, não estamos a falar do sentimento que leva a atitudes violentas e irrefletidas, mas sim daquela que se rege pela Fé-Inteligente, para o qual o sacrifício não é uma imposição exterior e sim do próprio indivíduo para consigo mesmo, pois ele está ciente de que é o único meio para se atingir o objetivo que se pretende. Por isso, a terceira característica dos prudentes é a revolta, a ação, e estes SÃO AQUELES QUE SACRIFICAM!

4) MEDO
O que produz o medo? A indefinição, a insegurança, a acomodação e a inconstância… ou seja, todas as características dos néscios. Não existe nenhum benefício que seja que o medo possa causar na vida humana, muito pelo contrário, pois ele paralisa-a por completo. E SÃO OS QUE TEMEM tudo menos a Deus, que colhem os piores malefícios do medo.

5) INCONSTÂNCIA
Não está cá e nem lá… ser inconstante é ir ao sabor da maré, é não tomar atitudes em nada. O inconstante até inicia algo, mas logo desiste, seja importante ou não para a sua própria vida, mas ele assim age, pois a sua inconstância não lhe permite continuar. E quais as consequências da inconstância? Por estar estreitamente ligada à indefinição, ela acaba por levar a pessoa à acomodação, destruindo os sonhos e objetivos de vida presentes e futuros.

 

E QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DOS NÉSCIOS?
1) INDEFINIÇÃO


Perdido, não sabe o que quer, o que fazer, por onde deve seguir e muito menos para onde ir, deixa-se influenciar pela opinião dos outros… não é muito difícil determinar quando a indefinição se instalou na vida de alguém, pois essa pessoa perde, literalmente, os seus objetivos, os seus sonhos e toda a vontade de fazer com que a sua situação se reverta e tudo isto devido a algo mais profundo, porque ela REJEITOU AS INSTRUÇÕES DE DEUS.

2) INSEGURANÇA
Viver inseguro é viver constantemente a olhar sobre o seu próprio ombro, com medo do que pode vir por trás e o que o poderá atacar pela frente. Infelizmente, a insegurança é uma característica que habitualmente vemos tomar conta da vida de milhares de pessoas na sociedade contemporânea, causando danos irreparáveis, tais como o medo de tomar uma atitude, de lutar pelo que mais se deseja, na verdade, tudo isto acontece porque a pessoa TEM MEDO DE SE COLOCAR NAS MÃOS DE DEUS.

3) ACOMODAÇÃO
Estão constantemente à espera… mas de quê? De tudo e de nada… quem se encontra acomodado, na verdade, contenta-se com tudo o que a vida lhe possa proporcionar, pois não está disposto a lutar para conquistar nada. Este estado não traz nada de bom, pois, o que acontece é que o tempo passa e a vida continua na mesma e é quando não piora e, o mais grave de tudo, é que acontece por você optar por FAZER A SUA PRÓPRIA VONTADE.

4) CORAGEM
Traduz-se numa vontade indomável, que não olha às ameaças e muito menos a obstáculos para alcançar os seus objetivos… esta é a principal característica da CORAGEM, um traço de caráter dos prudentes, daqueles que agem com cautela, mas AGEM! Quem possui coragem não se detém diante de nada, pelo contrário, marca a sua posição, pois faz parte do grupo daqueles QUE NÃO DUVIDAM!

5) PERSEVERANÇA
Não se permite ser vencido pelo cansaço na prática daquilo que é correto, ou abatido pelos mínimos obstáculos, pelo contrário, manifesta empenho e uma vontade sobre-humana de vencer, de conquistar e, principalmente, de estabelecer. A PERSEVERANÇA é uma qualidade imperiosa daqueles que são prudentes e USAM A FÉ-INTELIGENTE. Venha receber a unção neste sentido!

Não perca:

Quarta-feira, dia 05 de agosto – Unção para receber o Espírito de DEFINIÇÃO
Quarta-feira, dia 12 de agosto – Unção para receber o Espírito de SEGURANÇA
Quarta-feira, dia 19 de agosto – Unção para receber o Espírito de REVOLTA/AÇÃO
Quarta-feira, dia 26 de agosto – Unção para receber o Espírito de CORAGEM.
Quarta-feira, dia 2 de Setembro – Unção para receber o Espírito da PERSEVERANÇA.

 

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 comentário

Arão Responder 12 Agosto, 2015 às 16:05

que Deus abensoa este trabalho muito grande e que Deus da mas entendimento para trabalhar