Mensagem

A ceia familiar

img_familia-706x410Esse assunto ultimamente tem sido desprezado por muitas pessoas e tem sido a razão de muitas famílias estarem em total destruição.

Estou falando dos valores do passado, aquilo que nós aprendemos com os nossos pais e avós, os bons costumes de família. A geração atual chama esses valores de caretice.
Mas não podemos esquecer que essas “caretices” ajudaram a formar muitas pessoas de bem para a sociedade e a solidificar muitas famílias. Por mais simples que fosse a refeição, havia prazer em estarem todos juntos, era sagrado, não havia como substituir aquele momento, era a hora da ceia.

Os pais faziam questão de saber como foi o dia de seus filhos. Os casais também compartilhavam os acontecimentos do seu cotidiano. Mas, hoje em dia, infelizmente, esses momentos não existem mais. Hoje, quando a família se reúne, é cada um com seu celular, tablet, fone de ouvido, muitos até se levantam antes de terminar a refeição para correr para a frente da TV, tudo para não ficar perto da família. Há quem se tranque no quarto e ai de quem tentar entrar sem permissão!

Antigamente, as crianças eram criadas pelas mães. Mas, hoje, elas são criadas pelas empregadas, videogames, desenhos animados, internet… As mães modernas não têm mais tempo e nem prazer para isso. As crianças eram educadas para não se meterem em conversas de adultos e para respeitarem os mais velhos. Porém, muitos se dirigem a eles de forma desrespeitosa.

Falam com eles como se estivessem falando com qualquer um da sua idade. Havia respeito até pelo irmão mais velho, como se ele fosse um segundo pai para os irmãos mais novos. Quando os pais não estavam em casa, ele era o responsável pela casa e pelos irmãos. Mas, ultimamente, temos ouvido sobre irmãos matando irmãos, filhos matando pais… Acabou completamente o respeito.

E quanto a pedir a bênção aos pais antes de ir para cama dormir e ao levantar pela manhã? Os filhos acreditavam na bênção dos pais, mas isso tem sido raro nos dias atuais.

Quando o rapaz estava interessado numa moça, ele ia até a casa dela para pedir permissão aos pais dela e assim começar o relacionamento. Se o namoro ficasse sério, ele tornava a falar com eles para pedir a mão dela em casamento. Mas, quem se importa com isso hoje? “Virou caretice”, assim eles dizem. Hoje em dia, quando os pais descobrem o namoro da filha, ela já está grávida e, em muitos casos, eles já se tornaram avós e nem sabem. Por conta disso (a falta desses valores do passado), muitas são as esposas que choram copiosamente todos os dias, pois não tiveram ou não quiseram dar a devida atenção a esses valores.

Elas não sabem ser esposas, mães, amigas, “rainhas do lar”, pois não aplicaram esses valores em suas vidas, justamente por acharem que tudo isso era “caretice”. Mas hoje elas percebem que esses valores fazem muita falta. É como arrancar as colunas de um edifício, ele vai desmoronar. E é exatamente isso o que está acontecendo com muitas famílias. Elas estão desmoronando por falta desse alicerce, os valores do passado.

Na família moderna, a esposa não se submete ao marido e nem o marido tem tido consideração por sua esposa. Essa falta de disciplina em casa leva os filhos para as ruas em busca de uma família que nunca tiveram.

Eu pergunto: qual é a melhor família, a tradicional ou a moderna? Analise os resultados de ambas.

Nós bem sabemos que os números de gravidez precoce, envolvimento com drogas, criminalidade e marginalidade em geral cresceram muito nesses últimos anos.

Salmo 128 tem a receita para resgatar os valores da família.

Este é o modelo a ser seguido: Deus, o marido, a esposa, os filhos.

Marido
Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos Seus caminhos!
Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.

– Ele é o provedor, o caçador.

Esposa
Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera.
– Mulher sábia, ela tem a família nas mãos.

Filhos
Teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.
– Rebentos da oliveira representam a força e a vitalidade dos filhos.

Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!
O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!

Qualquer um pode ter uma casa, um prédio, porém uma família abençoada, um lar em paz, vem das Mãos de Deus.

Colaborou: Bispo Ubirajara Fonseca

Bispo Edir Macedo

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *