Mensagem

Amor e respeito

img_casal-706x471

Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

Efésios 5.33

Em poucos versículos (do 22 ao 33), Paulo revela o grande segredo para um casamento ser bem-sucedido. E toda a explicação resume-se a dois fatores: amor e respeito.

Amor e respeito. Duas palavras simples que se tornaram verdadeiros clichês: ao mesmo tempo que perderam o sentido original na cabeça da maioria das pessoas, fazem essa mesma maioria revirar os olhos e pensar “como se eu não soubesse ou não praticasse isso…”. O conceito processado de forma automática impede uma reflexão mais profunda sobre essas palavras, e está justamente aí a causa da ruína de muitos casamentos.

Nas discussões entre casais, quando a esposa cobra atitudes que demonstrem amor da parte do marido, normalmente ele vem com a resposta “mas é claro que eu amo você”. Da mesma maneira, quando um marido cobra mais respeito de sua esposa, ela se defende com um “mas eu te respeito, sim!”. Na realidade, se as justificativas fossem verdadeiras, não haveria cobranças. Se as cobranças são reais, a ausência desses fatores também é real.

Isso acontece porque, muitas vezes, o marido que diz amar a sua esposa é o mesmo que a deixa em último plano, que nunca abre mão de suas preferências e de sua vida de solteiro. E, de maneira semelhante, a esposa que diz respeitar o marido é a mesma que permite a interferência dos pais no relacionamento, que toma decisões por conta própria e que não dá crédito para a opinião de seu companheiro. Não há correspondência entre o que dizem fazer e o que fazem, entre palavras e ações. Um conceito muito superficial sobre o que realmente é o amor e o respeito.

Para quem não está muito familiarizado com o real significado dessas palavras, a Bíblia dá a explicação e ainda mostra como colocá-las em prática:

– Amor: entrega.

…como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela.

Efésios 5.25

– Respeito: submissão.

As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor”

Efésios 5.22

O conselho deixa claro que cada um – homem e mulher – tem o seu papel, já que cada um também tem as suas necessidades. Se os papéis forem cumpridos, as necessidades serão saciadas. O homem precisa de respeito, enquanto a mulher precisa de amor. Quando um oferece ao outro exatamente o que ele precisa, então há um casamento feliz. Por isso, Paulo orientou a cada um a focar no que tem que fazer pelo outro, e não no que o outro tem que fazer.

Amor e respeito. Dessas duas palavras, guarde a que você precisa dar, não a que você precisa receber.

Bispo Edir Macedo

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *