Mensagem

Consciência, a voz da alma…

Consciencia-voz-alma

A definição de consciência é: sentido ou percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais.

A consciência é a voz calada da alma, incapaz de ser ouvida por outra pessoa. Se alguém muito íntimo encostar o ouvido em nossa cabeça, mesmo assim não conseguirá ouvir. Porém, quando a voz é testemunha de uma atitude errada que tomamos, ela grita, atormenta, não nos deixa dormir e faz a nossa cabeça pesar toneladas.

Jesus, nosso Senhor, apelou para ela quando quis salvar uma mulher adúltera da morte. Antes dos fariseus apedrejarem-na, Jesus, com Suas sábias palavras, apedrejou a consciência de cada um deles dizendo:

Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. […] Porém, ouvindo eles isto, acusados pela consciência, saíram um a um…

João 8.7 e 9

Há quem questione a pregação da devolução do dízimo a Deus na Igreja Universal. Essa prática, porém, foi feita pela primeira vez há milhares de anos por Abraão. O Espírito Santo o inspirou a devolver o dízimo usando a voz da sua consciência. Quando ele viu a riqueza dos despojos diante de si, foi imediatamente incomodado por ela, que disse que 10% de tudo que estava diante dos olhos dele não lhe pertenciam, e sim ao Senhor. Ninguém o obrigou a tal prática, porém, ele era sensível à Voz de Deus.

Quando a pessoa se predispõe a agradar a Deus, ela se torna sensível à Sua Voz, e a consciência é fundamental nesse processo. Ela se torna aliada de Deus para que Ele possa mostrar se nossas atitudes estão corretas ou incorretas diante dEle.

Na Igreja Universal, não temos nenhum controle dos membros no que diz respeito a mês, dia e hora em que eles recebem seus rendimentos. Porém, o Espírito Santo Se responsabiliza de fazer com que aqueles que são sensíveis à Sua Voz não mexam em suas finanças sem antes devolver o que pertence ao Senhor. Essa é uma das grandes provas de que essa Obra pertence a Ele.

O convertido é capaz de não conseguir dormir se falhar na sua prática de devolver o dízimo ao Senhor, pois ele quer estar de bem com Deus e com a sua consciência, tornando-a testemunha de suas ações. Afinal, está escrito:

Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência…

2 Coríntios 1.12

Meus amigos, a nossa maior glória é estar de bem com Deus através da nossa boa consciência. Assim, estaremos prontos para enfrentar o que vier pela frente:

Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.

1 Timóteo 1.19

Infelizmente, muitos são os que já não estão mais conosco porque afundaram novamente na lama deste mundo.

Que Deus tenha misericórdia de cada um deles e de nós também.

Colaborou: Bispo Sergio Corrêa

Bispo Edir Macedo

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *