Mensagem

Discriminação x Complexo de Inferioridade

Discriminação e complexo de inferioridade são problemas existentes nos dias atuais e, infelizmente, presentes na sociedade. A discriminação é algo que você sofre de fora para dentro. Enquanto o complexo de inferioridade acontece de dentro para fora – ele já existe dentro da pessoa e somente se externa. É preciso que você entenda esses dois conceitos para que os vença, já que os dois causam destruição.racismo

A discriminação, por definição, acontece quando há uma atitude adversa perante uma característica específica e diferente. Uma pessoa pode ser discriminada por causa da sua raça, gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, situação social etc.

Então a discriminação se apresenta como problemas que vêm de outras pessoas, que vêm da sociedade. Você passa a ser discriminado pela sua cor. Porque você é negro, muitas vezes você é criticado. Por ser negro, você é colocado para trás. Você é discriminado na escola, no trabalho, na vida sentimental, na vida social. As pessoas não te olham como ser humano, elas te olham como um negro, como uma negra.

No entanto, se você tem uma fé viva depositada no Deus Vivo, essa discriminação que houve no passado, que há hoje em dia e que haverá no futuro, nunca irá te afetar. Pois o que há dentro de você não é uma fé negra, mas uma fé viva. A cor da sua pele é negra, mas a sua fé não tem cor. A sua fé é um espírito que te leva para frente, que te arremete para o sacrifício, para o sucesso e para as conquistas. Ela não tem cor, ela é um espírito, um poder dentro de você.

Agora, o maior problema não é a discriminação. Não são as palavras que vêm de fora para dentro, porque essas podem sempre ser bloqueadas. Você pode sempre dizer “Eu sou negro e eu posso”, mesmo que te julguem pela cor da sua pele, mas você se julga pela fé que há dentro de si, sim você pode!

O maior problema se chama complexo de inferioridade, o qual, se buscarmos saber, define-se pelo estado psicológico mórbido no qual o indivíduo, tendo a convicção íntima de ser inferior aos que o cercam, adota logo uma atitude inadequada ou desconcertante.

Talvez isso seja o que tem acontecido com você. No seu íntimo você tem essa convicção de que é inferior, menor, de baixa qualidade. E, ao se rebaixar diante das situações, você acaba adotando um comportamento inadequado, tímido, acanhado. Você recua por conta deste sentimento destrutivo que há no seu interior. Mesmo sendo mais forte, se vê mais fraco; mesmo sendo mais inteligente, se vê sem inteligência, sem capacidade e qualidade.

Vença esse complexo que há dentro de você e não dê ouvidos às discriminações! Passe a dizer: Eu sou negro, e eu posso!

Que o Deus da Bíblia abençoe você!

Colaborou: Bispo Bira Fonseca

Bispo Edir Macedo
bispomacedo.pt

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *