Mensagem

Os Dez Mandamentos

Olá, Bispo!
dezmandamentos-706x410Como todo o restante da vida inteligente no planeta, eu e meu esposo estamos acompanhando a novela Os Dez Mandamentos.

A novela está muito forte! Até agora, só vi elogios. Tem que ser MUITO preconceituoso e bitolado para não reconhecer o valor. Os haters que criticavam e ridicularizavam a Record na época da estreia da novela, se calaram. Sumiram. Não é para menos, em tantos anos de teledramaturgia, nunca houve um novela tão bem estruturada (ótimo texto, ótima direção, ótima fotografia, ótima produção, ótima cenografia, ótimas atuações, personagens bem construídos, passa lições de uma maneira natural). Estamos vivendo um momento histórico, realmente. E conseguindo passar Espírito por aquele que ainda é o meio que mais alcança as pessoas, principalmente no Brasil.

O que antes era território dominado pelas piores distorções de caráter, hoje está sendo ocupado por bons valores. Amor, esperança, fidelidade, amizade, respeito ao próximo, sacrifício e fé — a verdadeira fé, que não tem nada a ver com religião. Por isso, ainda que a novela retrate uma civilização antiga, mais de três mil anos atrás, nos identificamos com os personagens de Os Dez Mandamentos como se estivéssemos lá ou eles, aqui. O tempo é irrelevante, pois os conflitos que eles passam são conflitos da humanidade. A novela fala do ser humano. Das nossas lutas e da inutilidade de enfrentá-las sem Deus. Fala da força que, desde sempre, só vem pela fé.

Além de tudo, Os Dez Mandamentos tem feito com que muitos leiam a Bíblia em busca de entender melhor (ou de spoilers, rs). Gente que não se interessava pela Bíblia, começa a se interessar. Creio que isso é um serviço de utilidade pública. A história está sendo construída com tanta delicadeza… é uma pena que vá terminar logo. O tempo em que Moisés passou pelo deserto com o povo foi tão longo e intenso que daria mais uns cem capítulos e poderíamos ter uma maxi-novela até começar A Terra Prometida, rs.

Mas sei que Os Dez Mandamentos veio como um passo de coragem, a primeira novela bíblica diária do mundo. Em uma época em que o ceticismo parece reinar, a novela mostrou que as histórias milenares da Bíblia, com seu conteúdo rico, continuam extremamente atuais e capazes de tocar profundamente. Fico feliz por presenciar esse marco histórico. Depois dela, com certeza, a televisão brasileira e o povo brasileiro nunca mais serão os mesmos.

Deus o abençoe!

Colaborou: Vanessa Lampert

Bispo Edir Macedo

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 comentário

Jeronimo Responder 13 Novembro, 2015 às 23:57

Como e bom servir a Deus os criticos se torna adimiradores. Obrigado senhor pelo sucesso.