Mensagem

Os possíveis conflitos de Abraão

imgpost21

Deus prova a Abraão pedindo o sacrifício de Isaque (Gênesis 22)

Introdução

O que você faria se Deus lhe dissesse para oferecer o seu único filho a Ele em sacrifício? A lição de hoje nos mostrará que essa realidade foi vivida pelo servo de Deus Abraão. Estaremos avaliando valores e implicações importantes que foram vividas pelo pai da fé. E como, de forma maravilhosa, ele foi aprovado e respondido pelo Senhor.

I – Porque Deus provou Abraão desta maneira?

O propósito de Deus colocar Abraão nesta prova tão difícil foi o de aumentar a fé que ele tinha, proporcionando-lhe uma vitória maior por intermédio de um conhecimento maior de Deus e de Seu plano. Nesse processo de prova, Abraão teve a oportunidade de demonstrar obediência e crescer espiritualmente. Deus queria ver o coração de Abraão. Deus quis verificar se Abraão O amava mais que a seu filho Isaque e testar sua fé quanto à promessa de fazer dele uma grande nação.

II – Possíveis conflitos e questionamentos vividos por Abraão

1 – Um grande conflito foi vivido por Abraão. Como pai, amava o filho Isaque. Contudo, como servo do Senhor, sabia que precisava obedecer;
2 – Não havia nenhuma razão por parte de Deus que justificasse tal pedido;
3 – Como sacrificar o filho diante da promessa de se formar uma grande nação a partir desse filho?

III – Obediência imediata

Mesmo sem entender o motivo da ordem de Deus, Abraão obedeceu imediatamente (v.3). Possivelmente, enquanto caminhava rumo ao holocausto, um turbilhão de pensamentos pairou na mente do pai Abraão. Contudo, pela fé, ele caminhava em obediência ao Senhor.

IV – Abraão creu que Deus ressuscitaria seu filho Isaque (v.4,5)

Ao dizer aos seus servos: “Esperai aqui… e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.” (v.5), entendemos plenamente que Abraão cria que após oferecer o filho em sacrifício ao Senhor, Ele o ressuscitaria, para que as promessas feitas por Deus anteriormente se cumprissem. Esse foi o ponto mais alto da fé de Abraão. Essa mesma fé é vivenciada por aqueles que se rendem ao Senhor, aceitando-O como Salvador de suas vidas. (Rm. 10.9,10)

JoaoLeite

bispo macedo
Bispo Edir Macedo
bispomacedo.com.br

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *