Mensagem

Os três tipos de servo

3TiposDeServoOs servos de Deus são todos aqueles que foram chamados, escolhidos e contemplados com o Espírito Santo. O Altíssimo conta com o trabalho deles para cumprir o Seu Plano de Salvação. Mas, infelizmente, muitos desses servos, em vez de agirem como cooperadores de Deus (2 Coríntios 6.1), têm impedido que mais pessoas conheçam o Senhor Jesus, ao se comportarem de forma contrária à Sua vontade no fazer e no ser.

Na Palavra de Deus, por meio de uma parábola, Ele nos mostra o perfil do servo que O agrada (Mateus 25.14-30). Esse perfil se resume a duas qualidades: bom e fiel. Mas o que essas características significam? Como elas interferem no crescimento do Reino de Deus? E o que acontece se alguma delas não é encontrada em um servo do Altíssimo?
O servo bom é aquele que produz frutos, é competente, coloca toda a sua força no que faz e desenvolve a capacidade que possui. Suas conquistas são notáveis. Habilidoso, soma no Reino de Deus e multiplica o talento que recebeu do seu Senhor. Passividade e comodismo não fazem parte do seu vocabulário.

Já o servo considerado fiel é aquele que carrega dentro de si a intenção sincera de glorificar o Senhor Jesus. Ele tem consciência de que foi escolhido para um propósito maior do que sua própria vida. Com um coração puro, considera a Soberania de Deus e sabe que nada pode fazer sem Ele. É verdadeiro e tem caráter.

É por isso que, no nosso meio, vemos muitos servos que são bons, mas não fiéis, e também muitos servos que são fiéis, mas não bons. Há também os bons e fiéis, porém, são pouquíssimos.

Os primeiros alcançam resultados impressionantes no seu trabalho, mas têm a intenção de se glorificar através dele. Fazem para si mesmos, não para Deus. Desejam, de alguma maneira, alcançar benefícios pessoais por meio do seu ministério. Assim, podem prejudicar a salvação de outros, já que existe o risco de algum escândalo vir por meio deles.

Em um oposto, há aqueles que, embora agradem ao Senhor com suas intenções, têm deixado a desejar por não se empenharem ao máximo naquilo que fazem. Relapsos, não buscam fazer a diferença. Não se desafiam, não se aprimoram e se contentam com pouco. Deixam de salvar mais pessoas pela falta de esforço.

Finalmente, os bons e fiéis são os que agradam a Deus no que fazem e no que são. Visionários, buscam coisas maiores com o intuito de apresentar ao Senhor resultados excelentes, pois têm prazer em satisfazê-lO e engrandecê-lO neste mundo. Eles se dão mais puramente para salvar mais.

A pergunta que não quer calar é: qual desses três tipos de servo você é?

Esteja atento, servo de Deus! Não permita que sua ambição pessoal ou o seu comodismo impeçam que a salvação chegue às outras pessoas! Repare suas deficiências, pois o Altíssimo está contando com você em Sua Grandiosa Obra! Apresente-se sempre a Ele como um servo completo, que tem as mãos calejadas, mas um coração limpo.
Bispo Edir Macedo

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *