Mensagem

3 sinais básicos de que você está acomodado

acomodado1Não é um, nem dois… sim, são 3 os sinais visíveis de que você se acomodou e, provavelmente, nem sequer se deu conta…

1º – Não cuida da sua alimentação

“Nós somos o resultado daquilo que comemos…” é uma conhecida frase que traduz a importância da alimentação para a nossa saúde, o nosso estado físico, a nossa energia diária e aí por diante. Cada alimento (sozinho ou combinado com outros) tem, na sua composição, propriedades que nos poderão, a curto ou a longo prazo, beneficiar ou prejudicar!

Esta é a primeira prova de que você está acomodado: quando você come o que não deve e deixa de comer o que deve! “Mas, o meu modo de alimentação já me foi passado pelos meus pais…”, sim, é certo que este sinal possa vir a ser passado ao longo de gerações… mas você hoje tem o conhecimento necessário para fazer as suas próprias escolhas e melhores ao invés de piores:

O que deve…

Tente beber dois litros de água por dia, além de sumos naturais;
Prefira legumes e/ou vegetais como acompanhamento;
Coma fruta nos intervalos das refeições;
Lembre-se de que seguir uma dieta não significa deixar de comer! Faça as quatro refeições mais importantes do dia: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. O ideal é comer poucas quantidades e, pelo menos, quatro vezes ao dia. Não salte refeições!

O que não deve…

Basear a sua alimentação em farinhas refinadas, fast food, comida industrializada, fritos, doces;
Nada de bebidas gasosas, pois contêm uma grande quantidade de açúcar;
Usar muito sal para condimentar as refeições, pois ele é a principal causa da retenção de líquidos e de aumento da pressão arterial;
“Engolir a comida”! Mastigue sempre bem os alimentos, pois disso dependerá uma boa digestão e verá que comerá muito menos!

2º – Não pratica exercício físico (pelo menos) 3x por semana

“Não tenho tempo… as horas do dia mal me chegam para todos os afazeres…”, as desculpas são muitas quando a vontade é pouca. Esta é a realidade que define o dia a dia da população. O sedentarismo é uma das grandes provas de que você está, de facto, acomodado! E não falo apenas de excesso de peso, pois existem pessoas magras, mas com falta de saúde pela ausência de exercício físico.

Aprenda a ganhar este hábito… não precisa de começar de forma brusca, acostume-se a fazer um pouco de exercício diariamente, pois só o hábito de andar meia hora por dia, por exemplo, fará maravilhas pela sua saúde, podendo-lhe fazer secar até 4kg num mês e baixar um tamanho de roupa.

Conselhos práticos…

Se não tem tempo ou dinheiro para ir a um ginásio, faça uma caminhada de 30 minutos num parque ou via pública;
Faça uma série de abdominais/flexões/agachamentos, mesmo no seu quarto, em casa;
Use o peso do seu próprio corpo para realizar os exercícios.

3º – Não dorme o número suficiente de horas

“Dormir cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer…”, é a frase que se ensina às crianças para que adquiram bons hábitos de sono. Todavia, a acomodação de muitos leva-os a descuidarem do sono, preferindo ficar a assistir televisão até tarde a ver programas que não acrescentam em nada ou a jogar conversa fora, ao invés de irem dormir o quanto antes…

Ter o número adequado de horas de descanso é de extrema importância, pois os benefícios de uma boa noite de sono são incontáveis, contribuindo para a recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo e, inclusivamente, à consolidação da memória. 6 a 8 horas por noite é quanto um adulto deverá dormir em média e todos sabemos o que uma noite mal dormida pode provocar: fadiga ou cansaço, alteração do humor, déficit de atenção/memória/ raciocínio… e quando são consecutivas pode levar ao surgimento de doenças como hipertensão, diabetes ou obesidade.

Passamos cerca de 1/3 da nossa vida a dormir, por isso, faça do seu sono uma das suas prioridades, pois, quem se acomoda dorme pouco e mal, rende o mínimo e desgasta-se ao máximo!

ATENÇÃO: Não sou nutricionista, nem professor de educação física ou médico, apresento apenas algumas sugestões, mas você deve-se sempre informar junto do seu médico. Vamos fazer por onde para que o ano de 2016 seja muito melhor!

Deus é contigo e eu também

Bjf

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *