Mensagem

Avalie como tem sido a sua…

comunicacaoEla pode atrapalhar a sua vida e não é pouco… trata-se de falhas que nos afetam, não apenas nas nossas atividades mais básicas, mas em tudo na nossa vida, especialmente no nosso trabalho

Ela é a base da nossa vida em sociedade, pois, sem a mesma, seria impossível relacionarmo-nos, transmitirmos algo a alguém ou exprimirmo-nos como seres humanos. Porém, infelizmente, como em tudo na vida, a comunicação tem falhas, as quais podem atrapalhar o nosso quotidiano em todos os sentidos, especialmente quando elas acontecem no nosso trabalho. No livro de Daniel, capítulo 8 e versículos 23, 24 e 25 podemos ler o seguinte:

“Mas, no fim do seu reinado, quando os prevaricadores acabarem, levantar-se-á um rei de feroz catadura e especialista em intrigas. Grande é o seu poder, mas não por sua própria força; causará estupendas destruições, prosperará e fará o que lhe aprouver, destruirá os poderosos e o povo santo. Por sua astúcia nos seus empreendimentos, fará prosperar o engano, no seu coração se engrandecerá e destruirá a muitos que vivem despreocupadamente; levantar-se-á contra o Príncipe dos príncipes, mas será quebrado sem esforço de mãos humanas.”

Levantou-se um rei (o anti-cristo), especialista em intrigas. O que significa a palavra “intriga”? Segundo o dicionário, “intriga” é: Maquinação para obter qualquer vantagem; objetivo de prejudicar alguém; cilada ou armadilha; traição; mexerico.

Veja quantas definições para uma só palavra! E este rei era especialista em tudo isso.

“Estupendas destruições (…) fará prosperar o engano (…) e destruirá a muitos que vivem despreocupadamente;”

Esse rei que se levantou, fará prosperar o engano, e será o nosso maior inimigo. No entanto, apenas conseguirá destruir os que vivem despreocupadamente, ou seja, sem disciplina, de forma descuidada, sem regras, sem a preocupação de agradar a Deus.

E como é que tudo isso se encaixa na nosso dia a dia?

Existe, na grande maioria, uma indisciplina e uma falta de preparação, para além de uma comunicação deficiente. Tudo isto, origina, a nível profissional, por exemplo, uma produção menos eficaz. A indisciplina atrasa o desempenho e compromete os prazos, a ausência de preparação leva a decisões erradas e a problemas desnecessários e a comunicação deficiente impede o crescimento e desenvolvimento de qualquer grupo de trabalho.

Quando evitamos as intrigas, os mexericos, os maus olhos e o orgulho, diminuímos a ação do anti-cristo, que tenta, de todas as formas, retardar, impedir e estragar o nosso trabalho, a forma como nos relacionamos com os outros, seja familiares ou amigos, a nossa vida de uma maneira geral.

Muitos líderes têm sérias dificuldades com o anti-desenvolvimento, anti-trabalho, anti-progresso, anti-disciplina, ou seja, as obras do anti-cristo.

Contudo, não se vê nenhuma batalha fervorosa contra os resultados da má comunicação ou ausência da mesma. No entanto, se pensarmos no que se perde com o problema da comunicação, veríamos a real dimensão do mesmo.

Por exemplo: Se tomamos uma decisão em cima de uma comunicação verbal ou escrita, que não foi bem entendida, certamente, teremos um resultado final completamente diferente do esperado. E, se ainda por cima tivermos dúvidas sobre o que nos indicaram e também não as esclarecermos, agindo mediante suposições, pior será o resultado final. Tudo o que começa mal, acaba mal!

Mas, o que é comunicar? Comunicar é:

  • Informar
  • Ensinar
  • Partilhar
  • Evoluir

A comunicação ineficaz ou inexistente, provoca:

  • anti-informação
  • anti-ensinamento
  • anti-partilha
  • anti-evolução

Quando aprendemos a comunicar, crescemos, expandimos, tomamos decisões mais acertadas e evitamos problemas futuros.

Mas o que é necessário à comunicação?

  • O emissor (quem transmite a mensagem)
  • A mensagem
  • O recetor (quem recebe a mensagem)

No entanto, quando o emissor ou o recetor não estão familiarizados com o código (linguagem) verificam-se as falhas na comunicação.

Caro internauta, avalie como tem sido a sua comunicação?

Se todos melhorarmos neste ponto, tudo na vida fluirá surpreendentemente!

Bispo António Carlos
Portugal

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *