Mensagem

O QUE DEUS VISA ATRAVÉS DO ESPÍRITO

O Espírito Santo trabalha em conjunto com a pessoa para que haja um desenvolvimento espiritual. E, quando existe uma entrega nossa 100% a Ele, então, o Espírito passa a ter objetivos para conosco. Existem 4 ações do Espírito Santo que queremos explorar e são essas mesmas ações que Deus visa realizar através do ESPÍRITO:

4. Consolar

Deus visa, através do Espírito, consolar-nos. Confortar-nos, trazer-nos o alívio na hora certa e dar-nos o apoio necessário para ultrapassar aquele momento complicado, sem que neguemos a fé ou olhemos para trás. Não podemos comparar o consolo do Espírito com o consolo de familiares ou amigos, porque estes, ainda que consolem, a dor continua, mas o consolo do Espírito tira toda a dor, toda a angústia, toda a tristeza que possa querer permanecer no coração da pessoa.

“É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação que nós mesmos somos contemplados por Deus.” (2 Coríntios 1.4)

3. Fortalecer

Deus visa, através do Espírito, fortalecer-nos. O enfraquecimento vem do mal, mas o fortalecimento vem do Espírito, e Ele fortalece-nos para que venhamos vencer as tribulações, tentações, fantasias e sentimentos que nos queiram destruir. E quem não passa por momentos difíceis? Quem não passa por aflições nesta vida? Mas é, precisamente, nestes momentos que o Espírito se mostra presente, está ao nosso lado e nos dá a força para vencer determinada situação e os momentos difíceis que enfrentamos por causa da nossa fé em Cristo. No tempo que estamos de passagem por este mundo, somente os fortes conseguem permanecer e prevalecer sobre tudo e todos.

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8.26)

2. Guiar

Deus visa, através do Espírito, guiar-nos. E guiar significa que Ele quer-nos acompanhar, dirigir, justamente para nos mostrar o caminho certo, pois Ele sabe que o antigo “guia”, o diabo, nos levou a caminhos errados, o que, por sua vez, quase culminou no nosso fim. O Espírito Santo é o Guia, o Orientador nos momentos de atitudes e decisões. O Espírito é o nosso conselheiro e também ensina-nos a viver neste mundo de uma forma que não venhamos a entristecer a Deus, por isso, para que a pessoa permaneça na Presença de Deus, ela deve ser guiada pelo Espírito. Atenção, Deus visa guiar, mas, não pode obrigar ninguém a ser guiado por Ele, já que a pessoa tem vontade própria e ela tem que permiti-Lo…

“… quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão-de vir.” (João 16.13)

1. Edificar

Deus visa, através do Espírito, edificar-nos. Edificar significa construir, pois, geralmente, quando chegamos a Deus, o nosso interior foi grandemente danificado pelos traumas, complexos, deceções, enganos, vários tipos de problemas, etc. Então, o Espírito devolve-nos o desejo de viver e lutar pela nossa vida, como consequência, passamos a ter objetivos e vontade de vencer.

O que é maravilhoso é que o 1º passo do Espírito é reconstruir o nosso interior que provocará, por sua vez, frutos no exterior. Para ilustrar: – somos donos de um grande terreno, que simboliza a nossa vida. Cristo é o construtor, o dono do terreno (nós), por isso, temos que autorizar que o construtor faça esta grande obra de edificação. É exatamente assim que deve ser feito, temos que autorizar ao Espírito Santo para que Ele faça esse trabalho.

“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.” (Colossenses 2.6)

Por seu servo em Cristo,
Bispo Júlio Freitas
bispojulio.com

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sem comentários

Maria do Céu, Almada Responder 4 Dezembro, 2011 às 14:52

Deus dá sempre oportunidade. Se aceitarmos a Sua disciplina, o Seu ensino, Ele endiretará a nossa vida e os nossos caminhos. Deus só tem coisas boas para nos dar,reconstroi tudo em nós, por menos bem que nos encontremos. Temos ainda o Espírito Santo que nos guia em qualquer momento e local. Quando recebemos o Espírito Santo reconhecemos o seu real valor. É um verdadeiro tesouro, é uma cedência do próprio Deus. Por nos mantermos em comunhão com Deus essa preciosidade (E.S.) permanece em nós. Precisamos empenhar-nos arduamente, realizando tudo o que estiver ao nosso alcançe para que essa chama seja inextinguível.Em resultado disso o nosso interior está repleto de gratidão, conforto, paz, alegria… Como Jesus fica feliz de nos providenciar este espírito excelente!… Que as bençãos de Deus continuem fluindo. Amém. Graças a Deus.