Mensagem

O Quinto Mandamento de Deus

honrarcdaParece fácil, natural, sem necessidade de explicação… porém, infelizmente, não é isso que temos visto acontecer, pois, o 5º MANDAMENTO diz respeito a uma questão muito importante e mais profunda.

5º MANDAMENTO: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.” (Ex 20.12)

Este é, na verdade, o primeiro Mandamento com Promessa. Como assim? A realidade é que nos quatro primeiros Mandamentos existem Promessas associadas, mas não abertamente declaradas!

Mas, por que motivo este Mandamento específico? Porque, a Deus não podemos ver ou tocar, mas aos nossos pais sim, ou seja, podemos tocá-los, abraçá-los, beijá-los, demonstrar o nosso carinho, gratidão, respeito e obediência. Por isso, o que Deus está a dizer é que é nosso dever honrar o nosso pai e a nossa mãe (que nos deram à luz, criaram, educaram, etc.), e que, não obstante os nossos erros e imperfeições, nunca deixaram de nos amar!

E não basta dizer que os amamos, é necessário honrá-los! Porquê? Porque amar é um sentimento, mas HONRAR exige atitudes, de respeito, consideração, gratidão… pois jamais teremos como ‘pagar’ pelo que eles fizeram por nós e, muito menos a Deus! Desta feita, quando somos disciplinados, gratos, leais ou carinhosos, honramos aos nossos pais e estamos-lhes a demonstrar que tudo o que eles fizeram e fazem, não foi ou tem sido em vão!

É esta a conceção que Deus quer que tenhamos, pois, se não somos capazes de honrar aos nossos pais biológicos, que nos criaram e educaram, imagine ao nosso Pai Espiritual, que não se vê? Imagine honrar à nossa Mãe Espiritual, que é a Igreja? Local onde chegámos, doentes, indisciplinados, perdidos, maltratados e fomos curados, cuidados, bem recebidos e acarinhados… tal como faz uma mãe, que abriga, recebe, não censura, limpa, liberta, ajuda… e leva-o a ter um encontro com o PAI (Deus), por meio do Batismo nas Águas e com o Espírito Santo.

E quanto ao Pai Espiritual? Quando é que O Honramos? Quando O consideramos a Pessoa mais importante da nossa vida e a Ele somos fiéis, mas não de boca, e sim, novamente, através de atitudes, em casa, no trabalho, no meio das tentações, dos problemas… e porquê? Porque O temos em primeiro lugar e por isso (re)agimos de acordo com a Sua Palavra e não segundo o que sentimos ou o que os outros dizem! Por exemplo, somos dizimistas, perdoamos, dizemos a verdade, somos leais… isso é honrar a Deus, pois as nossas atitudes valem mais do que 1000 palavras!

A segunda parte do 5º Mandamento diz, então, respeito à Promessa, pois, se honrarmos pai e mãe, os nossos dias na terra serão prolongados, ou seja, viveremos muitos e longos anos, com alegria, saúde, prosperidade, amor… ou seja, será uma vida abençoada!

Porém, tudo começa por honrar o pai e a mãe físicos, assim como a Deus e à Igreja, que são o nosso Pai e Mãe espirituais! Então, cumpra com o Mandamento, pois, só assim a Promessa se realiza na sua vida!

Bispo Júlio Freitas
juliofreitas.com

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *