Mensagem

Porquê Jacó e não Esaú (Parte 1)

Tendo-se envelhecido Isaque e já não podendo ver, porque os olhos se lhe enfraqueciam, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e lhe disse: Meu filho! Respondeu ele: AQUI ESTOU!
Disse-lhe o pai:… toma AS TUAS ARMAS, SAI AO CAMPO, e apanha para mim alguma caça, e faze-me uma comida saborosa, COMO EU APRECIO, e traze-ma, para que eu coma e te ABENÇOE.” (Génesis 27.1-4)

Isaque, aqui, representa Deus, com uma observação: Deus VÊ TUDO, o INTERIOR e o EXTERIOR.jaco

Isaque chamou Esaú, o seu filho mais velho, para ser abençoado. E os que já conhecem a Verdade, os “filhos mais velhos”, deveriam ser mais Abençoados, mas não é isso que temos visto. E porquê? Porque, infelizmente, não estão próximos do Altar, não estão ativos na Fé-Sacrificial, como não estava Esaú quando o seu pai o mandou preparar o seu Sacrifício.

A direção que foi dada para ele é a mesma que nos é dada hoje, “tomar as armas”, que representa o seu talento. Cada um tem um talento: vender, comprar, revender, consertar, limpar, cozinhar, passar, decorar, negociar, etc.

“Ir ao campo” representa sair à luta, usando o seu talento, para trazer algo que cause apreciAÇÃO em Deus, para que, então, Ele nos Abençoe.

A palavra apreciação tem 3 significados em si:

1º Preço que tem que se pagar;
2º Ação, atitude de valor;
3º Agradável.

Porém, Esaú não fez caso disso, como existem pessoas que não fazem caso de Sacrificar. Todavia, quando o seu irmão menor, Jacó, soube, adiantou-se. Quem é da Fé-Sacrificial, adianta-se. Há pessoas que já se adiantaram e estão a gerar o Sacrifício, a preparar-se para o Altar do Sacrifício desde janeiro.

E por que é que Esaú não correu na frente e Sacrificou como deveria e o podia ter feito para se manter como príncipe? Porque ele não sonhava em ser ou ter algo maior. Já o seu irmão, sim, sonhava e sonhava grande. Com a Visão do seu pai e Avô Abraão, que saiu da tenda.

Jacó, antes de receber a bênção, era homem de tenda, mas, depois que recebeu a bênção, tornou-se um homem do campo e trabalhava de dia (no calor, na chuva, no perigo dos salteadores) até durante a noite (no frio, na chuva, no perigo das bestas) porque cria na realização do seu sonho.

“De maneira que eu andava, de dia consumido pelo calor, de noite, pela geada; e o meu sono me fugia dos olhos.”

Génesis 31.40

E, por isso, os seus sonhos tornaram-se realidade, em todos os sentidos: Espiritual; Físico; Sentimental; Económico e familiar.

“E o homem se tornou mais e mais rico; teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos.”

Génesis 30.43

Uma característica de quem é da Fé-Inteligente é adiantar-se. Não ficam à espera de nada e nem de ninguém. Isso porque creem na realização do seu maior sonho e sabem que todo o Sacrifício valerá a pena. Pois sabem que o Altar do Sacrifício tem um Poder Extraordinário:

– O poder de Realização.
– Se Deus apreciar o que a pessoa apresentar no Seu Altar, Domingo, dia 13 jJulho, Ele vai trazer a RealizAÇÃO para a vida do sacrificante.

Continua amanhã…

Bispo Júlio Freitas
juliofreitas.com

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *