Mensagem

Recriação: O velho homem e o novo homem

velho-novo-homem

“Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão.”

(Efésios 4.20-24)

O homem velho é caracterizado por orgulho e exclui Deus da sua vida. Ele é orgulhoso e só pensa nele. Estas são as características que definem o homem ‘velho’:

  • Enganador — (2 Timóteo 3.6): Ele engana outras pessoas e a si mesmo. Tudo dele é falso e isso o incomoda.
  • Desobediente — (Tito 3.3): Ele vê a obediência como uma fraqueza e é forte quando não está sobre lei nenhuma. Ele odeia se sujeitar a qualquer coisa.
  • Violento—(Provérbios 16.29): Ele tenta impor o seu ponto de vista aos outros e ninguém consegue mudar a sua mentalidade.
  • Abominável—(Apocalipse 21.8): Tudo o que ele faz vai contra Deus. Ele se opõem a Deus e não O respeita, nem às Suas autoridades.
  • Cego — (2 Coríntios 4.4) Todas as outras características do seu carácter ocultam a verdade. Ele não quer e recusa-se a ver.

A bíblia fala sobre o homem indeciso que é instável e confuso. Ele não é feliz e causa infelicidade na vida de outras pessoas. Ele não tem amor próprio, e vive assim por causa do seu orgulho.

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração”.

(Tiago 4.8)

Deus está disposto a se incluir na sua vida, mas Ele não lhe pode forçar a aceitar a Sua oferta. O homem novo é humilde e reconhece que ele não pode viver sem Deus. Ele é a personificação de Jesus.

A parte da conversão no processo da recriação requer toda a sua força. Você tem que tomar a decisão; não tem nada a ver com Deus. Você só precisa de andar em Sua direção, e depois Ele fará o milagre do novo nascimento . Esta é a proposta de Deus. Não espere que aconteça num abrir e fechar de olhos, porém, o processo pode começar já.

Deus o abençoe.

Bispo Randal Brito

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *