7 passos para lidar com as inseguranças dele

LS_PGM-195_006_FOTO-EDU-MORAESEscrevi recentemente sobre os sintomas de homens inseguros, isso porque mais e mais mulheres tem se deparado com esse problema. Enquanto elas crescem e desenvolvem, eles enfraquecem e vão ficando para traz. Nada mais frustrante para uma mulher do que ter que carregar um homem em suas costas.

No trabalho em que eu e Renato fazemos através do Casamento Blindado, a Escola do Amor, e a Terapia do Amor, temos visto que isso tem sido um dilema para muitos casais, que por vezes pela falta de sabedoria, a mulher acaba enterrando ainda mais o seu marido. Por mais que ela esteja certa em querer que ele tome iniciativas, a forma que ela o trata não contribui, pelo contrário.

O erro de muitas é reclamar, criticar, e até xingar. A frustração cresce de tal forma que a mulher acaba deixando de admirar o seu parceiro para despreza-lo, e quanto mais ela o despreza, mais inseguro ele fica. O que fazer então? Eis sete passos para lidar com as inseguranças dele:

  1. Entenda de onde vem a insegurança. Esse é um passo importantíssimo. Uma vez que você entende porque ele se sente tão inseguro, você vai poder mostra-lo que o seu medo não tem fundamento. Por exemplo, muitos maridos são inseguros porque não tiveram uma referência de pai e a mãe por sua vez o protegeu de tudo e de todos durante toda sua infância e até adolescência. Agora que ele é um adulto e precisa saber como ser um líder ou simplesmente um marido, ele não tem noção por onde começar. A esposa sábia entendendo essa raiz, terá mais paciência para que ele possa desenvolver isso ao seu lado ao invés de esperar que ele já saiba como.
  2. Enxergue suas qualidades e seja verbal a respeito. Seu parceiro precisa se valorizar para então se levantar contra seus receios e uma das melhores formas de uma pessoa se sentir valorizada é ouvindo o feedback positivo daqueles que a amam. Ao invés de apontar suas fraquezas, aponte suas qualidades. Ele pode ser ciumento mas ele faz de tudo para te preservar, que tal apontar o quanto você se sente protegida ao seu lado? Ele pode ser imaturo mas ele te faz rir, que tal apontar o quanto você se diverte com ele?
  3. Mostre uma certa dependência dele. Por mais que você seja totalmente independente dele, nenhum homem gosta de se sentir inútil, desnecessário, ou irrelevante ao lado de sua mulher. Deixe ele pagar a conta. Deixe que ele escolha onde vocês vão comer esse sábado. Pergunte a ele a sua opinião sobre o que você quer fazer no trabalho ou na decoração da casa. Jamais o faça sentir que ele depende de você, isso só contribuiria para a sua insegurança. Eu sei que algumas feministas estão torcendo o rosto todo ao ler isso, mas entendam mulheres, por mais que vocês queiram ser como os homens vocês não são e nem eles são como nós… se você quer que o seu homem seja seguro, ajude-o a entender de forma prática: você precisa que ele seja.
  4. Envolva-o em tudo em sua vida. Seus planos, suas saídas ao shopping, e até mesmo suas inseguranças. Quanto mais aberta você for a respeito de sua vida, mais parte dela ele se sentirá e isso o ajudará a eliminar o ciúme. Seja transparente com ele em tudo. Se você vai sair, avise-o antes, não saia sem falar com ele, isso mostra que você se importa que ele saiba o que você está fazendo e onde você estará indo.
  5. Priorize seus momentos juntos. Muitas mulheres fazem seus parceiros se sentirem o último da fila em relação ao seu tempo. Elas colocam tudo na frente do marido: amigas, carreira, shopping, filhos, beleza, salão, parentes, etc. Mude esse quadro e coloque o seu marido no topo da lista. Se você sabe que ele chega em casa as 19h, faça tudo que você tem que fazer antes para que as 19h, você esteja em casa para recebe-lo e estar ao seu lado. Coloque os filhos para dormir mais cedo para vocês terem seus momentos a sós.
  6. Cuide dele. A mulher que cuida do seu marido, das suas roupas, da sua comida, e de outros cuidados, é muito mais apreciada por ele do que a mulher que não está nem aí para isso. Não trate o seu marido como um homem qualquer que mora com você, valorize-o, faça-o sentir especial, amado, respeitado, e admirado. E isso se faz nas mínimas coisas…
  7. Respeite-o. A forma que você trata o seu marido diz muito sobre como você sente ao seu respeito. Se você o desrespeita, ele entende que você o acha inferior, que você sabe mais que ele, que ele não serve para nada. Muitos homens acabam sendo grossos justamente por se sentirem assim, desvalorizados e desrespeitados. As vezes você terá que deixa-lo errar para que ele possa enxergar que ele errou.

É claro que você tem seus limites e que não pode eliminar as inseguranças de seu parceiro, isso é uma coisa que ele terá que fazer por ele mesmo, mas você pode contribuir, e muito! Faça um teste, siga essas passos pelos próximos 30 dias e depois me conta 🙂

Uma última dica: o Renato criou um projeto para ajudar homens de todas as idades a desenvolverem em tudo na vida, tanto no relacionamento quanto na saúde, no comportamento, na vida espiritual, e até na vida financeira. O Projeto se chama Intellimen, veja nesse link. O Projeto tem feito tanto sucesso que se tornou em um livro, que serve de ótimo presente para o seu namorado, noivo, marido, filho, ou irmão.

Na fé.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *