7 sinais de orgulho

7_Sinais_OrgulhoO orgulho é sutil, e por isso o orgulhoso dificilmente reconhece o seu orgulho, aliás ele até pensa que é humilde!

Tudo começou com Lúcifer. Ele era um anjo muito importante no céu, Deus havia dado a ele uma posição acima de muitos outros anjos, mas isso não foi o suficiente para ele, o seu orgulho questionou aquela posição ao se achar digno de ser como Deus. Nisso, ele criou uma rebelião entre os anjos, e assim Deus teve de expulsá-lo do céu juntamente com todos os anjos que se rebelaram com ele. Lúcifer foi de anjo a demônio. Essa é a origem do orgulho, por isso todo pecado tem como raiz o orgulho.

A mulher que adultera foi orgulhosa em algum ponto, quando ela não quis vigiar, pois achou que podia pecar para depois pedir perdão. Mas o pecado não acontece do nada… ele sempre tem como origem o orgulho. Enquanto você não reconhecê-lo em sua vida, estará vulnerável a ele. Quem reconhece o próprio orgulho pode lutar contra ele, quem não…

Falamos sobre esse assunto na última reunião mensal do Godllywood Autoajuda e demos 7 comportamentos que o orgulhoso tem, mas não pense que são só sete…

  1. O orgulhoso não reconhece os seus erros e não aceita repreensão. Ele faz de tudo para não ser chamado atenção e, aparentemente, é porque ele não quer desagradar ou decepcionar, mas, na realidade, ele não quer passar pela humilhação de ser corrigido.
  2. O orgulhoso não pede ajuda. E quando pede é porque é tarde demais, quando não tem mais volta. Ela já caiu em pecado, já está se separando do marido, já fez o que não devia…
  3. O orgulhoso não pede perdão. Ele até pode se arrepender, mas não é capaz de expor o seu arrependimento, é muito humilhante para ele, prefere fingir que nada aconteceu.
  4. O orgulhoso não se submete facilmente. Ele pode até se submeter, mas só para quem tem autoridade sobre ele. Muitas esposas não aceitam se submeter aos seus maridos, filhas não aceitam se submeterem aos seus pais, jovens não aceitam se submeterem aos mais velhos, novos não aceitam se submeterem aos mais experientes.
  5. O orgulhoso gosta de sua independência, aliás, ele odeia depender dos outros. Gosta de fazer tudo sozinho para depois não precisar dizer que precisou de alguém. São independentes até mesmo de Deus, não oram, não buscam, pensam que são autossuficientes.
  6. O orgulhoso quer tudo do seu jeito porque pensa que sabe o que é melhor, entende o que é melhor, conhece o que é melhor. Não quer saber da vontade de Deus e insiste, às vezes usando a “fé”, que o seu jeito é o melhor. E quando não recebe o que pediu de Deus, se revolta contra Ele como se Deus estivesse errando.
  7. O orgulhoso gosta de opinar em tudo, não leva desaforo para casa, e não hesita em bater de frente para afirmar o que acha ser o certo.

No post de amanhã, você vai saber como deixar de ser orgulhoso.

Na fé.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *