Aliviando o stress

aliviar-stresse

Se você está na adolescência ou na faixa dos 20, saiba que todo o abuso pelo qual você tem feito o seu corpo passar agora vai se voltar contra você um dia!

Excesso de guloseimas, hábitos irregulares de sono, dieta ioiô, recusar-se a fazer exercícios físicos, ignorar exames médicos e dentários… tudo isso só vai acumulando no seu sistema. E mesmo que você ache que está bem, vai acabar tendo problemas quando menos esperar, a menos que faça algumas mudanças drásticas agora.

⎯ Mas eu vivo pela fé!

Bom para você. Então, vamos adicionar um pouco de inteligência a essa fé!

Quando uma mulher chega à menopausa, a maneira como ela tem cuidado de sua saúde vai ser vista em todas as suas dores, inchaço, insônia, ondas de calor, ganho de peso, pressão arterial elevada e muito mais. Ou isso, ou então ela vai envelhecer graciosamente. Tudo vai depender de como ela cuidou de si mesma. Deus criou todas as mulheres para que fossem capazes de entrar na menopausa sem todo o drama que muitas de nós passamos! Como?

Acima dos nossos rins estão duas pequenas glândulas suprarrenais. Eles produzem adrenalina e cortisol, hormônios que enchem o nosso corpo de energia quando precisamos de reforço. Por exemplo: quando acontece um acidente ou quando algo nos atemoriza, ou mesmo quando temos de falar diante de uma multidão, ou qualquer outra situação em que nos sentimos um pouquinho ameaçadas, o nosso coração dispara, o estômago embrulha e os músculos ficam contraídos, e aí é correr ou enfrentar a situação. Estas pequenas glândulas produzem exatamente os mesmos hormônios que os nossos ovários produzem: o estrogênio, a progesterona e a testosterona. Estes são os nossos adoráveis hormônios femininos que nos mantêm dóceis, felizes, femininas, alertas e mentalmente capazes de executar as muitas tarefas como mães, esposas, filhas, funcionárias, chefes, conselheiras, professoras, faxineiras, cozinheiras e tudo o mais que as mulheres geralmente fazem todos os dias. Deus as abençoe!

Então, quando os nossos ovários começam a diminuir a produção de hormônios, começa a jornada rumo à menopausa (geralmente em torno dos 30 ou 35 anos, embora as mudanças não sejam muito visíveis durante essa fase). Nossas glândulas suprarrenais têm o papel de assumir a produção desses hormônios gradativamente a fim de nos manterem equilibradas e saudáveis, embora os níveis de estrogênio estejam caindo lentamente. Quando chegamos aos 50 anos de idade, começamos o processo de transição de mulheres férteis com potencial para ter vários bebês saudáveis para mulheres maduras que já não produzem óvulos e já não têm necessidade de períodos menstruais. O ideal seria que nossas glândulas suprarrenais mantivessem os nossos hormônios equilibrados, permitindo-nos envelhecer graciosamente e fazer muito mais para Deus, uma vez que nossos filhos já estão crescidos, nossos casamentos estão estáveis, e as nossas experiências nos tornaram mais sábias e capazes de servi-Lo como nunca antes. A menopausa deveria ser uma fase maravilhosa e agradável da vida!

No próximo sábado: 7 dicas para fortalecer as glândulas suprarrenais e diminuir o stress

Evelyn Higginbotham

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *