Audio: A Quem você teme

“O rei do Egito ordenou às parteiras hebréias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá,

dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva.

As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos. temer_cda

Então, o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: Por que fizestes isso e deixastes viver os meninos?

Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.

E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte.

E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.

Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem aos hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver.” (Ex.1:15-22)

O diabo teme e treme perante os que são de Deus, perante o povo escolhido. E Deus já o constituiu como povo d’Ele, se você Lhe obedece.

Então o que o diabo quer e tenta? Matar aqueles que são filhos de Deus, consoante foi instruido às parteiras. Elas tinham a ordem do rei.

Imagine ter a ordem do presidente, do governador, para executar algo. Mas porque aquelas parteiras temiam a Deus, não obedeceram ao rei do Egipto.

O diabo usa pessoas, imaginando que exercendo pressão, você lhe obedece. Antes da ordem do rei, aquelas parteiras já não o temiam e, por isso, as suas vidas estavam sob ameaça. Por temerem a Deus, poderia acontecer-lhes algo drástico, mas por terem priorizado a Deus, Ele as salvou!

No momento em que o rei pediu satisfações, afirmaram: “É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.”

Se atentar, parece uma mentira; um engano. Contudo, elas não tinham a intenção de mentir, mas de respeitar o povo escolhido de Deus. Se matassem os meninos, não haveria multiplicação, provocando o extermínio do povo de Israel. E era tudo o que o diabo queria.

Desde o início da História, que se percebe ser essa a estratégia do diabo: excluir o povo eleito de Deus.

O diabo pode até usar o poder de autoridades constituídas, como no caso do rei do Egipto, mas quando contamos e dependemos exclusivamente de Deus, priorizando-O, então, o nosso medo não é em relação ao governador ou lei, mas na base do temor a Deus.

Deus fez bem às parteiras porque elas O temeram. Assim lhes constituiu família.

Muitas pessoas, hoje em dia, temem os familiares, temem no seu emprego, o patrão, as suas amigas e amigos… temem tudo e todos, menos a Deus! Por isso é que, muitas vezes, não têm família, paz, um lar ou um abrigo. Porque trocam as suas prioridades pela pressão do diabo.

A escolha é sua! As parteiras fizeram a sua própria escolha. É você que decide a quem vai temer: A Deus, ou aos “reis” deste mundo, que talvez têm vindo a “governar” no seu trabalho, futuro ou vida.

Amiga, reflita neste caso e veja que Deus não abandonou aquelas parteiras, mas as abençoou e assim será com todos aqueles que priorizam a Deus.

Se está aliada com Ele, está segura, terá força e terá um abrigo, não apenas nesta vida, mas eterno!

Até segunda-feira, onde continuaremos a falar sobre Êxodo.

Vai descobrir mais acerca da história do povo de Israel e também da sua própria história!

Viviane Freitas

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *