Auto-enganação

IMG_7672Por que sou assim?

De tempo em tempo, nós devemos nos fazer essa pergunta porque é muito fácil mudarmos um pouquinho e pensarmos que já mudamos tudo que tínhamos que mudar…

Suponhamos que você tenha deixado de andar com certas amizades, e por isso ter sido um grande sacrifício para você, você pensa que já fez demais, e aí compensa pela “sacrifício” fazendo algo um tanto parecido, começa a fazer coleção de amizades nas redes sociais. Ou seja, você se engana dizendo que está mudando, mas na verdade, você está mesmo é mudando de tática para fazer as mesmas coisas.

Por que você gosta de se enganar?

A princípio você pode até enganar as pessoas e ganhar alguma coisa com isso, mas qual o proveito você terá amanhã, quando ficará óbvio que você estava mesmo é enganando a todo mundo? No mínimo, você terá vergonha de si mesma.

E é isso que a auto-enganação promove com o tempo, vergonha. Quanto mais tempo você engana as pessoas, mais vergonha você terá. E não pense que são as pessoas a deixam assim, pelo contrário, a vergonha é puramente obra sua.

Você engana porque você não quer que saibam quem você é, e com isso, você se engana também, afinal, você tem que agir e se comportar como uma pessoa que você não é… deve dar um trabalho e tanto!

No fim das contas, quem sofre acaba sendo você mesma!

Como parar de enganar as pessoas e se auto-enganar?

Pare de ser quem você não é. Seja transparente, e se você precisa de ajuda para mudar algo em si mesma, peça ajuda. Uma das atitudes mais bonitas do ser humano é ser humilde para aceitar ajuda e correção. Isso mostra que ele sabe bem quem é, não tem medo de ser quem é, e quer mudar de verdade.

“Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.”

2 Timóteo 3:13

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *