Como superar uma lavagem cerebral

lavagem_cerebral

Começamos esse assunto semana passada, no post “Como identificar se você já passou por lavagem cerebral” e como você pode ver, esse mal é assustadoramente mais comum do que pensamos ser, e por ser algo que acontece no subconsciente, não é tão fácil reconhecer, muito menos superar.

Muitas pessoas tentam passar por psicólogos, psiquiatras, terapias, ler livros de autoajuda e até fazer caridade para ver se sentem melhor consigo mesmas, a questão é, por ser algo que acontece no interior delas, a batalha acontece ali, e toda ajuda exterior acaba se tornando limitada.

Então como se ajudar já que a ajuda que vem de fora é tão limitada? Medite nesse versículo bíblico:

“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

Hebreus 4: 12

A resposta está na Palavra de Deus.

Muitas pessoas lêem a Bíblia como um livro qualquer, cheio de histórias muito bem contadas, milagres, e salmos lindos que servem como poemas de vez em quando. Elas não entendem que a Bíblia não é um livro, ela até pode parecer um livro, mas não é.

A Bíblia fala com o nosso espírito. Ela mexe com o nosso mais íntimo. Ela é viva. Ela fala comigo e ao mesmo tempo com outras milhões de pessoas ao mesmo tempo, e por incrível que pareça, não da mesma forma. Ela é a Voz de Deus no papel.

Nas entrelinhas, ela diz mais ainda! As vezes, ela fala conosco através de uma só palavra! E como o versículo acima diz, ela consegue fazer algo que ninguém mais consegue fazer: penetrar tão profundo na gente que chega a dividir alma e espírito. Olha o poder que ela tem!

É dela que nós podemos alimentar o nosso espírito, só dela.

Sabe aquelas vezes que você tem vontade de ficar ouvindo música o dia todo, assistir televisão até não aguentar mais, ficar na net assistindo youtubers, ou lendo livro após livro, blogs e mais blogs? No fundo, você está querendo alimentar a sua alma, só que quanto mais você alimenta a sua vontade das coisas, mais você tem vontade, mais insaciável você fica… e você sabe disso. No fundo, essas coisas dão uma sensação de dormência espiritual. Enquanto você se ocupa, não precisa lidar com todos os pensamentos ruins que você tem a seu respeito.

Ou seja – você tenta tapar o problema da lavagem cerebral com distrações.

Que tal fazer algo diferente essa semana? Que tal ficar essa semana sem fazer tudo que você faz para se ausentar da sua realidade e dar a Deus a chance de lidar com o que se passa dentro de você?

Nessa quinta-feira, eu e Renato estaremos lhe ajudando a lidar com o seu passado, a parar de vive-lo no presente e deixar de leva-lo para o futuro. Nossos colegas da Terapia do Amor farão o mesmo trabalho nas outras localidades da Terapia do Amor, acesse o site www.terapiadoamor.tv para endereços mais perto de você.

E até lá, que tal começar a meditar na Palavra de Deus?

PS: Aqui vai uma dica: comece com os evangelhos… Mateus, Marcos, Lucas e João.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *