Décimo Mandamento

dez-mandamentos-ramses-3-1435265328

“Não cobiçarás a casa de teu próximo, não cobiçarás a mulher de teu próximo, nem seu servo, nem sua criada, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma de teu próximo.”

Êxodo 20.17

No entanto, é o que mais acontece. Cobiçar é invejar, é querer ter o que o outro tem. Isso está tão comum hoje em dia que as pessoas não tem nem mais um pingo de vergonha quando deixam comentários que falam em voz alta o quanto elas cobiçam o que você tem.

Com as redes sociais, isso está cada vez mais visível e aceitável, as vezes dá impressão que invejar é moda.

Um dos muitos problemas com essa prática é que você deixa de enxergar o que você tem, pois vive olhando o que os outros tem. Isso gera comparações, que geram frustrações, que geram raiva e amargura.

Nós temos que entender que é injusto se comparar com qualquer pessoa nesse mundo. Somos todos diferentes, fazemos coisas diferentes, nascemos em situações diferentes, em famílias diferentes, passamos por experiências diferentes, fizemos decisões diferentes, em tempos diferentes. Como pode alguém ainda achar que pode se comparar assim?

É como aqueles desenhos iguais que comparamos para ver o que um tem que o outro não tem, aí sim… podemos comparar porque são desenhos idênticos, mas como comparar desenhos completamente diferentes um do outro? É ridículo!

A inveja nasce dessa prática de se comparar, que te leva à frustração, obviamente. Daí você olha ao seu redor e começa a inferiorizar tudo que você tem por conta disso. Seus pais não foram tão presentes. Sua condição social não foi tão boa. Suas experiências amorosas foram um desastre. Sua aparência não era tão satisfatória. Suas amizades foram falsas. Seu cachorro era teimoso.

Então vem a raiva, ódio das pessoas que tem o que você não tem. Quem ela pensa que é? Quero ver ela ter passado pelo que passei! Eu não suporto a voz dela…

E pronto, você oficialmente é uma pessoa amarga.

A inveja faz mais mal ao invejoso e nem todo invejado sofre com ela… ela passa direto por quem tem proteção divina.

Às invejosas de plantão: parem de olhar a vida dos outros e olhem para si mesmas, tenha bons olhos para si mesmas, veja o quanto vocês já superaram para chegar até aqui, como vocês são fortes, e se começarem a investir em si mesmas e apreciar o que já tem, terão muito mais…

Toda vez que você fica feliz pela felicidade dos outros, você se torna uma pessoa mais feliz e agradável.

Sexta faremos um resumo desses Mandamentos, não perca!

Cristiane Cardoso

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *