Evite constranger!

Boy hugging his dog

Boy hugging his dog

Sua campainha já tocou na hora do almoço, sem você ter marcado nada com ninguém?

Conhece uma pessoa excessiva em ajudar e que se candidata para tudo?

Já recebeu uma visita que não sabe a hora de ir embora ?

Vamos falar destas situações que provocam constrangimento e às vezes nos deixam embaraçados, sem saber o que fazer.

Que bom seria se pudéssemos evitar inconveniências, pessoas desagradáveis, situações constrangedoras, perguntas indiscretas…mas como isso não é possível, com esclarecimento vamos tentar diminuir o incômodo que elas causam.

Eu creio que há pessoas que erram porque são inocentes, mas outras porque nunca tomaram um semancol na vida, e quanto mais abordamos esses assuntos mais chances de aprendizado para todos.

Veja sobre as situações que falamos acima:

* Todas as pessoas além de ter compromissos, ficam à vontade no interior de suas casas. Receber uma visita por mais conhecida que seja, exige preparo, pois ninguém quer ser encontrada com os móveis todos para cima e fazendo a faxina.
Queremos estar com a casa limpa e bem cheirosa, dar atenção, ter tempo para conversar, tomar um cafezinho. Então nunca devemos ir à casa de alguém sem ser convidado ou sem avisar com antecedência. E as visitas devem ser objetivas e rápidas. Como é horrível você estar com pressa para um compromisso, e a outra pessoa não se toca, não termina o assunto, você tenta de tudo e ela não vai embora.
Nunca espere chegar a hora das refeições. Se você vê que se aproxima o horário, a melhor coisa a fazer é se despedir e ir embora. Muitas vezes o convite é feito para ficar apenas por educação, não quer dizer que você deva ficar.

* Ajudar e ter disposição é algo nobre nas pessoas, mas em excesso causa antipatia, cuidado. Você conhece aquelas pessoas que nem são solicitadas e saem para fazer todas as tarefas e aparece com todas as soluções? É muito chato isso, e também provoca desconfianças sobre suas intenções.
Há momentos que devemos ter atitudes, mas outros que a nossa ajuda será bem vinda se nos chamarem. Temos que ter sempre a sensibilidade em conhecer os limites da simpatia e da generosidade, pois tudo que é demais prejudica e incomoda. E claro se essa disposição for dirigida apenas a algumas pessoas, pior ainda, não sei se vocês me entendem.

Contribuir é sempre muito bom, mas sem se intrometer onde não é chamado, mesmo tendo ótimas intenções.

Bom seria que apenas o semancol fosse suficiente para resolver casos assim. Infelizmente em algumas situações que são repetitivas demais, para evitar o incômodo, será necessário falar, com delicadeza, mas falar. E claro, se quiser uma ajuda extra, use esse post para dizer tudo que você gostaria.

Um beijo e até o próximo post!!

Siga-me instagram.com/nubiasiq

Siga-me facebook.com/nubiasiq

Colaborou: Núbia Siqueira

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *