Nem todo mundo que diz que ama, ama

LS_PGM-215_005_FOTO-EDU-MORAES

Você sabe disso, já deve ter passado por isso. Eu já. O que a pessoa fala não condiz com o que ela faz por você… dá vontade de gritar dizer não ama nada!

A verdade é que amar não é tão comum assim como se parece.

Ah, o amor… cantam sobre ele, falam sobre ele, mas quem o entende? Uma hora a pessoa diz que ama, outra hora que não acredita mais no amor. Um comediante chegou a comentar que não consegue ver o amor, logo não consegue tê-lo…

Afinal, o que é o amor?

A Wikipédia define o amor do jeito que muita gente o define:

“Amor (do latim amore) é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou a uma coisa.”

É por essa definição e forma de pensar que as pessoas estão se afastando ainda mais do amor, pois ele não é um sentimento.

Vamos ao exemplo do amor de mãe e filho. O filho pode não ter se tornado o que ela gostaria. O filho pode ter feito péssimas escolhas na vida e trazido vergonha para a família. O filho pode ficar de mal com a mãe. Contudo, a mãe ainda assim o ama e faz de tudo para vê-lo feliz, mesmo que ele não faça nada para fazê-la feliz.

Amor não é moeda de troca. Você não ama para ganhar algo de volta. Você ama porque você ama e pronto. Se a pessoa não te ama de volta, isso é problema dela. Os pais sabem bem disso, e aqueles que não é porque não amam de verdade.

Você não precisa sentir uma emoção para amar alguém, basta você decidir amá-la. A partir dessa decisão, você começa a fazer por onde para amá-la. Você repara nas suas qualidades e releva seus defeitos. Você procura agradá-la, ajudá-la, poupá-la, compreendê-la e valorizá-la. Seu prazer é ver essa pessoa feliz e, por isso, você torce por ela. Você faz o que é certo por ela, mesmo que ela não faça o mesmo por você.

Agora você entende porque o Senhor Jesus disse:

“Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus

Mateus 5:44

LS_PGM-215_023_FOTO-EDU-MORAESDeus é amor e é isso que Ele faz 24 horas por dia. Ele ama. E para que sejamos Seus filhos, temos que fazer o mesmo. Amar não só aqueles da nossa própria casa, mas aqueles de fora, os inimigos e até aqueles que nem sabem que existimos.

Quem ama não tem prazer em ver alguém sofrendo. Muitas pessoas ficam torcendo para que outras venham divorciar, engordar, envelhecer, empobrecer, se dar mal… essas pessoas não conhecem o amor, por isso são assim. Quando você vê uma dessas pessoas deixando comentários maldosos nas redes sociais, entenda que esse é o problema principal delas… elas não conhecem o amor, e cabe a quem conhece dar esse amor a elas através da compreensão, do perdão e da oração.

A esposa que ama o seu marido de verdade faz de tudo para fazê-lo feliz e vice-versa. É incrível como hoje uma atitude simples de lavar a louça para o cônjuge já é muito… os casais não se poupam mais, querem ser servidos, querem receber e não dar… isso é sinal de que não conhecem o amor, não sabem amar.

Quem ama, ama sem esperar nada em troca. O resto é sentimento fajuto de um “amor” burro e selvagem, que logo, logo vai acabar.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *