O benefício de ser humilde

o-beneficio-ser-humilde

Se formos questionados, certamente muitos de nós responderíamos que somos pessoas humildes.

Muito poucos admitiriam ser orgulhosos ou até mesmo arrogantes.

Mas, será que realmente somos? Durante a nossa reunião de mulheres no domingo nós aprendemos o que realmente significa ser humilde.

Muitos pensam que ser humilde significa ser manso, ter uma origem humilde, ser modesto ou mesmo aceitar os maus tratos dos outros, mas ser humilde não está em ser maltratado e é muito mais amplo do que muitos pensam.

Humildade precede a Honra

Para explicar o que é humildade, nós gostaríamos que você se imagine dando um salto. Se você quer saltar, você primeiro tem que se inclinar. E, quanto mais você se inclina, mais alto você pode saltar. Isso é o que faz a humildade, ela precede a honra. Se você quer ser uma pessoa que é muito estimado pelos demais, você precisa se humilhar.

A palavra chave seja “você mesma”. Muitos aguentam ser humilhados por outros ou pela sua situação na vida, mas este não é o tipo de humildade que vai levar você a ser honrado. A humildade que é mais valiosa é quando você tem uma oportunidade para honrar/exaltar a si mesma, mas você opta por ceder. No entanto, a humildade não deve ser confundida com a humilhação, o que significa estar envergonhada ou desonrada.

Exemplos de como se humilhar

Como exatamente você pode se humilhar? É mais simples do que você pensa. É quando você escolhe valorizar outras pessoas mais do que você mesma.

Quando você até mesmo deixa de lado seus argumentos, mesmo que você saiba que está certa; quando você opta por permitir que outros brilhem, quando você sabe que você pode facilmente ofuscar-los; quando você opta por morder a língua, quando você sabe que suas palavras duras poderiam facilmente desarmar a pessoa com quem você está argumentando ou discutindo; quando você opta por não sofrer em silêncio e tentar ser auto-suficiente, mas procura a ajuda de outras pessoas quando você precisa.

Aqueles que optarem por se humilhar, provam que eles valorizam a si próprios e o bem-estar de seus relacionamentos mais do que eles valorizam estar certo ou obter resultados à sua própria maneira.

E, é este valor que eles colocam em seus relacionamentos que os torna altamente honrados ou estimados. As pessoas que são humildes fazem outros ao seu redor se sentirem bem e importante. E, quem quer dispensar alguém que os faz sentir importante?

Muitas vezes pensamos que para sermos respeitados e defendermos nossa posição, temos de nos impor e impor nossas opiniões, para que outros possam aprender a não cruzar nosso caminho.

Mas, durante a nossa reunião, pudemos entender que estima e respeito são ganhos e inspirados. Quando alguém lhe dá o respeito deles voluntariamente, tem muito mais valor.

Ao contrário do que muitos pensam, que escolher ser humilde vai fazer você perder, vemos que na verdade ele vai levar você a desfrutar de relacionamentos que são mais ricos e mais valiosos. Então, da próxima vez que você tiver que morder a língua, por exemplo, pense nisso como a inclinação que você tem que fazer antes de saltar. Depois disso, a honra e a justificação virão.
Compartilhe e Divirta-se

allaboutyouuk.com

Claudia Brito

Claudia Brito

Palestrante

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *