O Segundo Mandamento

dez

“Não farás para ti imagem de escultura nem semelhança do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas, nem lhes darás culto, porque Eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus forte e zeloso que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta gerações daqueles que Me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que Me amam e guardam Meus mandamentos.”

Êxodo 20.4-6

Esse segundo Mandamento complementa muito bem o primeiro. Depois de deixar bem claro de que Ele é o Único, uma de Suas maiores diferenças está justamente nesse Mandamento: Ele não precisa de uma imagem para ser reconhecido, apreciado, ou servido.

Todos os outros “deuses” precisam ser palpados de alguma forma. Não o Deus de Israel. Ele é o Deus invisível, e para se ter contato com Ele você precisa de fé. Fé de que Ele está ouvindo a sua oração. Fé de que Ele te compreende. Fé de que Ele está presente, mesmo que os seus olhos não conseguem vê-Lo.

Agora você entende melhor aquele versículo bíblico que diz:

“Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a Minha Alma não tem prazer nele.”

Hebreus 10:38

É só através da fé que podemos nos comunicar com o Deus de Abraão, Isaque, e Jacó. E quando estamos na dúvida, quando ficamos entre o vai em vem da vida, o medo, o receio, é porque estamos longe dEle…
Tudo que Ele pede de você é que creia no que Ele prometeu de tal forma que você viva a Sua Palavra, sem precisar que as circunstâncias ao seu redor estejam favoráveis.
As pessoas se afastam de Deus justamente por isso – elas não crêem pois querem ver, pegar, tocar, ouvir, sentir… Por não verem resultados imediatos de sua fé. Por nem sempre sentirem a Sua presença. Por não aguentarem a pressão do pecado. Elas querem tratar a Deus como tratam os outros “deuses” por aí, que podem ser carregados, usados, amassados, pendurados, e perdidos.

Aquele que vive pelo que vê e sente, só alcança o que isso lhes capacita alcançar. Aquele que vive pelo que crê, alcança o que nunca poderia alcançar: Deus e todas Suas promessas.

Próximo Mandamento na segunda-feira.

Fiquem na fé!

Cristiane Cardoso

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *