Piscina sem água

piscina

“A Sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a Sua Voz. Nas esquinas movimentadas Ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:

Até quando, ó simples, amareis a simplicidade?E vós escarnecedores, desejareis o escárnio?E vós insensatos, odiareis o conhecimento?

Atentai para a Minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do Meu Espírito e vos farei saber as Minhas Palavras.

Entretanto, porque Eu clamei e recusastes; e estendi a Minha Mão e não houve quem desse atenção, antes rejeitastes todo o Meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, também de Minha parte Eu Me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor.

Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.

Então clamarão a Mim, mas Eu não responderei; de madrugada Me buscarão, porém não Me acharão.Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor:Não aceitaram o Meu conselho, e desprezaram toda a Minha repreensão.

Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá.Mas o que Me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.”

Provérbios 1:20-33

Essa é uma das minhas passagens bíblicas preferidas. Não dá para ser mais claro que isso… leia mais uma vez, agora com atenção.

A Sabedoria está chamando à todos, Ela não faz distinção de pessoas, pelo contrário, veja que ela está clamando em lugares públicos, até nas “esquinas movimentadas”!

Quantas vezes as pessoas reclamam que nunca tiveram uma oportunidade, que seus pais foram ausentes, que nunca tiveram condições financeiras, que nunca aprenderem isso e aquilo… eu já fui uma dessas pessoas. Lembro-me de reclamar de não ter tido uma amiga que pudesse me orientar a respeito de casamento e por isso, sofri o que sofri no meu. Interessante que eu nunca pedi a nenhuma delas na época para me ajudar… eu queria que elas adivinhassem o que eu precisava. E não é isso que muitos filhos fazem? Reclamam de seus pais mas nunca tiveram a decência de falar a eles o que precisavam deles.

Na falta de sabedoria agimos assim, como (desculpa a expressão mas serei bruta agora para te acordar) mulheres tolas, que falam sem fazer se quer sentido.

Contrário do que muita gente pensa, a Sabedoria não se adquire em escolas, cursos, faculdades, carreiras, livros, amizades, sites, notícias, etc. Nesses lugares e por esses meios, você pode até adquirir um pouco mais de inteligência, mas inteligência sem sabedoria é como uma piscina sem água. Você tem a piscina e pode até falar para os outros dela, mas não pode usa-la porque não tem água, então para não disperdiça-la, você faz churrasco nela… Assim também é com a inteligência, que por mais que seja importante e necessária, sem a sabedoria, ela não é usada de forma apropriada.

Do que adianta ser tão inteligente e não conseguir manter um relacionamento? Do que adianta ser tão inteligente e não conseguir se realizar consigo mesma?

Hoje, quinta-feira dia 1 de outubro, na Terapia do Amor, eu e Renato estamos convidando à todas as mulheres que reconhecem que precisam de sabedoria, e à todos os homens que gostariam que suas esposas tivessem mais sabedoria no falar, no agir, no se comportar, no lidar com as crianças e as finanças, etc. Estamos fazendo o convite que a Sabedoria fez na passagem acima… quem quer?

Até quando, ó simples, amareis a simplicidade?

Na fé.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *