Quarto Mandamento

larissa_maciel-412676

“Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.”

Êxodo 20.12

Quando criança, uma das coisas que mais queremos dar aos nossos pais é orgulho e a pior coisa que pode acontecer é envergonha-los. É por isso que muitas crianças acabam aprendendo a mentir, não é só porque podem se dar mal pelo que fizeram, mas por trazer decepção aos pais.

O desejo imenso de trazer orgulho aos pais vem dentro de cada criança – ou seja, esse Mandamento é algo que já nasce com a gente. O problema é que a criança cresce e na sua adolescência, ao ver outros adolescentes envergonhando seus pais, esse desejo puro e divino se perde e o jovem começa a sentir o prazer em fazer justamente o oposto.

Hoje em dia é quase que uma moda envergonhar os seus pais.

Isso se deve a muitos fatores, mas o mais comum de todos está justamente no dar mais ouvidos as amizades do que aos pais. É como e as amizades tivessem autoridade no assunto e sabem do que estão falando, enquanto que na verdade, a maioria teve um lar frustrado e a revolta de não ter um pai, uma mãe, ou uma família unida os leva a querer destruir a família dos outros.

Entretanto, o que muitos não são capazes de admitir é que quanto mais desonram seus pais, mais infelizes são. Os pais podem nem ser lá grandes exemplos, mas não deixam de ser pais, e consequentemente pessoas importantíssimas para seus filhos. Tanto é que a opinião dos pais a seu respeito é a que fala mais alto… quando negativa, chega a traumatiza-los até na vida adulta.

Não dá para se realizar na vida enquanto estiver desonrando seus pais. E o que é honrar os pais?

Muitas pessoas se enganam em pensar que honrar é obedecer aos pais.

Honrar aos seus pais é viver uma vida que traz orgulho a eles, mesmo que talvez essa não seja a vida que eles tenham planejado para você. Quando isso acontece, você se realiza com você mesmo, pois as pessoas mais importantes na sua vida finalmente te admiram. Quando os meus pais me dizem que se orgulham de mim, parece que uma meta importante dentro de mim é alcançada naquele momento – é uma das sensações mais prazeirosas que existem. Agora imagina você quando Deus Se orgulha de nós?!

Esse Mandamento é tão importante que está diretamente ligado ao tempo de vida que temos…

Quem honra os pais, honra a Deus, e quem honra a Deus – Deus o honrará também.

Cristiane Cardoso

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *