Noticia

As principais influências nas escolhas da sua vida

escolhas

As suas escolhas são atitudes que revelam quem é de verdade e são superiores às suas qualidades ou capacidades.

Toda a vida nos deparamos com várias situações, que nos impõem uma tomada de decisão. Se isso não for feito não conseguimos tomar um rumo certo nas nossas vidas.

Para muitos seria ótimo que houvesse uma seta que indicasse o caminho mais certo a seguir, pois assim não teria o trabalho de ser o responsável pelas suas escolhas.

Na verdade, ninguém pode tomar uma decisão por si, pois por detrás destas escolhas existem várias situações, sentimentos e características que fazem da escolha uma atitude específica e especial.

Os seus valores

Desde crianças os pais são os primeiros a influenciar as nossas escolhas, seja através de uma opinião acerca de um determinado assunto, ou principalmente, pelos valores transmitidos.

Os valores são as principais características que definem a felicidade, pois as escolhas normalmente vão ser tomadas com base nos mesmos.

Por exemplo, se for alguém que valoriza a família e os amigos, provavelmente a escolha de viver longe dos mesmos, poderá ser influenciada pelos seus valores, o que por vezes pode ser positivo, ou colocar em risco uma oportunidade na sua vida.

Por isso, antes de tomar uma decisão, é importante ponderar os seus valores, os mesmos terão um grande peso na sua escolha sendo que a mais certa não o faz deixar de ser quem é, para agradar aos outros.

Medo e dúvida

A dúvida e o medo são sentimentos que surgem no processo de decisão e podem influenciar as suas escolhas, tendo consequências num futuro próximo ou distante.

A dúvida surge quando tem diante de si duas opções e não sabe qual delas escolher, por outro lado, o medo aparece quando já sabe qual a escolha certa, mas não consegue decidir porque se preocupa com as consequências e provavelmente acha que ficar onde está, é mais seguro do que arriscar e mudar.

Mediante estes dois sentimentos, terá de colocar na balança e medir o quanto o resultado de cada escolha influenciará a sua vida e, consequentemente, depois da escolha, não pode deixar que o medo o pare, irá precisar de uma combinação de Fé, pensamentos positivos e força de vontade.

Definitivo e temporário

A característica definitiva ou temporária da sua escolha, pode influenciar a sua decisão, pois geralmente, quando algo é passageiro ou temporário costumamos dar menos importância, o que não significa que as consequências desta escolha de momento não possam ser duradouras. Por isso, neste caso, seja a decisão definitiva ou temporária, ela terá consequências.

Faça um planeamento e pergunte a si mesmo se tem a certeza de que deve tomar essa iniciativa e se existem outras alternativas, depois desta decisão tomada, não se limite pela duração, nem se deixe influenciar, aja.

Arrependimento

Após fazer as suas escolhas, mesmo que tenha tido em conta todos os pontos necessários, tenha consciência de que corre sempre o risco de se arrepender, pois como ser humano a possibilidade de errar está sempre presente.

É preciso ter isso presente na sua vida e evitar tomar decisões em momentos de stresse ou de grande tensão, pois a possibilidade de arrependimento é maior.
Tudo pode dar certo, como pode dar errado, foque os seus pensamentos no que pode dar certo e tenha atenção às influências nas suas escolhas.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *