Noticia

É seguro reaquecer os alimentos? Como reutilizar as sobras?

reaquecer_alimento_sobrasApós a invenção do microondas, a alimentação já não tem de ser à hora do costume, ou no momento em que o prato é feito.

Mas será saudável reaquecer os alimentos?

Depois de uma boa refeição, deparamo-nos muitas vezes com as sobras da comida, que decidimos guardar para evitar o desperdício. Por incrível que pareça, alguns destes alimentos, costumam ser mais saudáveis após reaquecidos.

Mas ninguém gosta de estar sujeito a uma intoxicação alimentar que, muitas vezes, é causada pelo excesso de reutilização.

Intoxicação alimentar

A intoxicação é, geralmente, causada por uma bactéria que contamina a sua comida. Na maioria das vezes, é causada pela bactéria Campylobacter (ou bactéria retorcida).

Esta bactéria pode sobreviver durante algumas horas em superfícies da cozinha.
Por isso é aconselhável uma limpeza cuidada da sua cozinha e uma lavagem de todos os alimentos antes de cozinhá-los.

Espere que os alimentos arrefeçam

Quando sobrarem alimentos, terá de ter em atenção que, ao voltar a guardá-los, deverá deixar que os mesmos arrefeçam antes de os colocar no frigorífico.

reaquecer_alimentosColocar a comida quente no frigorífico faz com que a temperatura interna dos alimentos aumente, criando o ambiente interno perfeito para as bactérias.

Então, cubra o recipiente da comida, espere que atinja a temperatura ambiente, sem deixar muito tempo fora do frigorífico e em seguida guarde.

Quantas vezes deve reaquecer a comida?

A agência britânica, Food Standars Agency, recomenda que se reaqueça uma refeição apenas uma vez, porém, é seguro fazê-lo mais vezes, desde que a comida tenha sido devidamente conservada.

Outro segredo é reaquecer totalmente a sua comida, o que não será possível no microondas, pois ele aquece a comida de forma desigual, deixando algumas partes frias, onde as bactérias poderão proliferar.

Assim, ao aquecer no microondas, tire os alimentos no meio do processo, dê uma boa mexida e volte a aquecer.
Siga estas dicas e poderá deixar de desperdiçar a comida.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *