Noticia

E você, é entusiasmado ou desanimado?

animo_edingtonTodos nós já convivemos com pessoas entusiasmadas e desanimadas, pelo que sabemos qual a diferença entre umas e outras. Mas será que conseguimos identificar essas características em nós próprios?

Certamente já conviveu com alguém desanimado e não deve ter sido uma boa experiência. De facto, é difícil sentir-se motivado ao lado de pessoas desanimadas, que criticam tudo, passam o tempo a reclamar e discordam de todos.

Pelo contrário, quando tem ao seu lado alguém com ânimo, entusiasmado, provavelmente consegue ver a vida com outros olhos, sentindo-se até contagiado pelo ânimo da outra pessoa.

“A palavra entusiasmo significa ‘Deus dentro de si’. A pessoa que é entusiasmada tem Deus dentro dela. E a palavra desanimado significa ‘sem espírito’, ou ‘sem vida’, explica Jadson Edington, autor do livro 50 Tons para o Sucesso.

Para o autor, tanto o entusiasmo como o desânimo têm início na nossa mente, na forma como reagimos a determinadas situações.
Por exemplo, quando acontece algo mau na sua vida, como reage? Pragueja e pensa automaticamente que nada resulta na sua vida ou procura outro caminho, uma opção, uma alternativa para superar aquela dificuldade? A resposta a esta questão define-o como uma pessoa entusiasmada ou sem ânimo.

“Seja desanimado nas coisas pequenas e será também desanimado nas grandes; seja entusiasmado nas coisas pequenas e o seu entusiasmo surgirá em todos os momentos mais importantes”, sublinha Edington.

Entusiasmo é o mesmo que otimismo?

Não, ao contrário do que muitos possam pensar, não é. Segundo o autor, “otimismo é esperar para que algo resulte, já entusiasmo, é acreditar que tem a capacidade de mudar qualquer coisa, de vencer qualquer obstáculo”.

Seja no trabalho ou na vida pessoal, aquele que é entusiasmado será sempre bem-sucedido.

“O patrão que tem um funcionário entusiasmado, sabe que dali vão sair coisas boas, o funcionário que tem um patrão entusiasmado fica feliz e sente-se seguro.

Quem tem um colega de trabalho entusiasmado trabalha melhor, e quem tem um companheiro entusiasmado em casa, contagia-se com essa energia também”, acrescenta.

Quando é o entusiasmo que nos define enquanto pessoas, somos capazes de motivar todos aqueles que nos rodeiam, por isso Edington aconselha: “continue a procurar coisas novas, novas formas de ver o mundo. O entusiasmo precisa de ser alimentado por novas atitudes, por novas ambições. Se temos Deus dentro de nós, toda a gente percebe no sorriso, na alegria, na força que transmitimos e nas palavras que contagiam”.

Onde buscar ânimo

O que é que uma pessoa que está a enfrentar problemas económicos precisa? De uma solução!

É por este motivo que todas as segundas-feiras, nós do Centro de Ajuda, dedicamos orientações práticas a pessoas que estão a enfrentar problemas económicos, que vivem com um salário abaixo das suas habilitações, que estão desempregadas, têm casos na Justiça ou problemas de documentação.

Nestas palestras semanais milhares de pessoas têm reencontrado o ânimo que a muito tempo haviam perdido, e que as tem ajudado a alcançar o sucesso profissional que tanto almejam.

Participe ainda hoje em uma morada mais próxima de si.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *