Notícia

Qual é o papel da escola?

escola

A arte de ensinar é, de facto, uma das melhores coisas que existem no Mundo, pois penso que para um/a professor/a a maior recompensa que poderá receber é poder ver um/a aluno/a chegar a um nível de conhecimento elevado. Esta recompensa verifica-se em todos os níveis de ensino, mas acredito que no primeiro ciclo esta deve ser muito mais moralizadora.

Com o passar dos anos e ao fim muitas remodelações dos estatutos do aluno, dos professores e das escolas, verificou-se uma quebra do poder dos professores, o que se refletiu numa grande quebra no índice de aprendizagem. Longe vão os anos em que os professores pareciam verdadeiros “ditadores” dentro da sala de aula, pois todos nós nos lembramos de existir o castigo de colocar um aluno que errasse com orelhas de burro virado para a parede, das “santas” reguadas e das “benditas” palmatórias… Felizmente, estas práticas são coisas do passado, mas mudou-se do oito para o oitenta, ou seja, os professores perderam poder e os alunos parece que são os donos e senhores da sala de aula. Quando andava na escola e recebia uma má nota ou, numa reunião com os encarregados de educação, era citado com alguma referência de mau comportamento, era eu que era castigado e chamado à atenção. Mas nos dias que correm é ao contrário, ou seja, os meninos é que estão sempre certos para os encarregados de educação.

Esta semana fui assistir a uma reunião de encarregados de educação, onde pude observar uma cena bastante curiosa: a professora, no fim e já em tom de brincadeira, disse a uma mãe que o seu filho era muito bom aluno, mas um pouco conversador e que precisava de estar mais caladinho; ao que a mãe respondeu: “oh professora, não diga isso!”, como quem diz o meu menino que é tão bonzinho. Outra mãe noutra reunião disse, em pranto, para a professora: “não sei mais o que fazer à minha filha”. E ainda saiu da reunião a culpar a escola por a filha ser mal educada e ter um fraco aproveitamento.

Então, pergunto eu: qual é a função da escola? A função da escola é ensinar e formar pessoas, já a educação é da responsabilidade dos pais, pois se estes não conseguem educar os seus “rebentos” como é que se pode culpar os professores ou as escolas por estes “anjinhos” serem mal educados.

João Filipe
Diretor – Folha de Portugal

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *