Notícia

3 Religiões sob o mesmo teto

Internacional, Notícias |

igreja-mesquita-sinagogaBerlim terá a primeira “igreja-mesquita-sinagoga” para unir religiões.

A construção terá início em 2016 e deverá custar 43 milhões de euros

Berlim está prestes a tornar-se o lar de algo único no mundo. Judeus, cristãos e muçulmanos estão a planear construir um lugar onde todos possam rezar. The House of One (A Casa de Um), como é chamada, terá uma sinagoga, uma igreja e uma mesquita. As três secções separadas serão ligadas por uma sala comum no centro do edifício, que irá servir como um ponto de encontro, onde os fiéis e membros do público podem unir-se e aprender mais sobre as religiões e entre si. A ideia da Casa de Um veio dos cristãos.

O projeto foi escolhido num concurso de arquitetura e foi impulsionado por representantes das três religiões, o pastor Gregor Hohberg, o imã Kadir Sanci e o rabino Tovia Ben-Chorn. Nesta semana, os idealizadores do projeto iniciaram uma campanha para angariar fundos para a construção do edifício.

Qualquer pessoa pode doar dinheiro online para o projeto – cada um pode contribuir com quantos tijolos quiser, sendo que cada tijolo custa 10 euros. A construção do edifício irá começar quando as doações atingirem os 10 milhões de euros e a expetativa é de que esse valor seja alcançado até ao final do ano. O projeto prevê cerca de dois anos para a construção do complexo.

O prédio será construído na Praça Petriplatz, no centro histórico da cidade. A localização é muito importante, de acordo com um dos três líderes religiosos envolvidos, o rabino Tovia Ben Chorin.“Do meu ponto de vista judaico, a cidade que planeou o sofrimento dos judeus agora é a cidade que está a construir um centro para as três religiões monoteístas que moldaram a cultura europeia”, disse à BBC.

Mas poderão entender-se? “Podemos. O facto de que existem pessoas dentro de cada grupo que não podem é um problema, mas é preciso começar em algum lugar e é isso que estamos a fazer”, afirmou Ben Chorin.

Já o imã do envolvido, Kadir Sanci, vê A Casa de Um como “um sinal, um sinal para o mundo de que a grande maioria dos muçulmanos é pacífica e não violenta”. É também, segundo ele, um lugar onde diferentes culturas podem aprender umas com as outras.

A construção do templo será assinada pelo arquiteto Wilfrid Kuehn e deverá começar a ser erguida na primavera de 2016, com o orçamento previsto em 43 milhões de euros.

Cada uma das três áreas da Casa terá o mesmo tamanho, mas formas diferentes, explica o arquiteto Wilfried Kuehn.“Cada um dos espaços foi projetado de acordo com as necessidades do culto religioso, com as particularidades de cada fé”, disse.

E cada fé manterá a sua forma distinta dentro da sua área, disse o Pastor Hohberg. “Sob o mesmo teto: uma sinagoga, uma mesquita e uma igreja. Queremos usar esses espaços para as nossas próprias tradições e orações. E juntos queremos usar a área central como um espaço de diálogo e de discussão, também para aqueles que não tem fé”.

Fim dos Tempos

xtemploSinais de que o Fim dos Tempos já começou estão por toda parte, apesar de os incrédulos não admitirem. Uma série de acontecimentos ao redor do planeta não deixa dúvidas do que foi profetizado na Bíblia. São factos em vários âmbitos, dos quais citaremos um: a falsa unificação.
O Senhor Jesus deseja claramente que a Sua Igreja seja unida num só corpo (João 17.21).

No entanto, isso é interpretado de forma errada, numa fachada de ecumenismo (Apocalipse 17.1-18). Novas religiões, carregadas de tradição, distorcem a Bíblia, pregando uma unidade entre todas as crenças, com aquela velha história de “não importa no que você acredita, desde que tenha fé”.

O Bispo Edir Macedo, no seu livro “Estudo do Apocalipse”, explica: “Nesses últimos dias, a Babilónia tem pregado o ecumenismo por toda a Terra. O ecumenismo é um movimento que pretende congregar várias religiões sob a autoridade máxima de um líder da Babilónia. Aquelas que não estiverem de acordo com ele serão identificadas e imediatamente rotuladas como seitas. Será como nos dias da Inquisição”.

Quer entender mais sobre a Palavra de Deus e a Salvação?
Participe no Estudo do Apocalipse, domingo, às 18 horas

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *