Notícia

A importância da amizade

Internacional, Nacional, Notícias |

Ter amigos fortalece a saúde, a felicidade e a vida

athletes

Quantos amigos você possui? Não os colegas, ou companheiros, mas amigos íntimos, aqueles a quem você pode recorrer quando está deprimido ou que você procura para compartilhar suas alegrias. São três? Quatro? Dois?

O homem é um ser criado para viver em comunidade. Ele precisa de alguém por perto quase a todo instante, depende de relações interpessoais para se desenvolver e seguir sua vida. Permanecer sem companhia destrói mente, corpo e alma.

José Ângelo Gaiarsa, um dos mais importantes psicoterapeutas do Brasil, garante em sua obra que “quem não tem a atenção de ninguém não sente que existe”. Para ele, o homem precisa ser olhado para se identificar como ser vivo, para ter um rumo na vida.

“Se eu não sou reconhecido pelo outro – por alguns outros –, eu não me sinto ligado a nada. E um homem isolado não sobrevive, nem materialmente nem espiritualmente”, afirma.

O maior estudo sobre saúde humana da História, realizado pela Universidade de Harvard desde 1937, acompanha milhões de pessoas todos os dias e garante que o que mais influencia na saúde do homem não é riqueza, trabalho ou poder, mas a amizade. Ter laços afetivos fortes aumenta a vida em até 10 anos e previne centenas de doenças.

Como se não bastasse, possuir amigos felizes aumenta em 15,3% a sua própria felicidade.

Em todo tempo ama o amigo
O sábio rei Salomão, em seus provérbios, garante que “em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” 17.17

A palavra “amigo” possui em sua raiz o verbo “amar”. Repare que não apenas “gostar”, ou “admirar”, mas realmente manter uma relação de amor para com outra pessoa. Ora, quem ama quer o bem de seu amado acima de qualquer outra coisa. E quem sabe que é amado, aceita de bom grado o quem vem de quem lhe ama.

É por isso que “como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial.” Provérbios 27.9

O amigo está presente nos bons e nos maus momentos, para prestar seu sentimento sincero. Uma pessoa que lhe vê fazendo algo errado, por exemplo, e não o aconselha, não é real amigo.

Somos agraciados por possuirmos a amizade dAquele que mais ama no mundo. Ele é fiel, carinhoso e, quando necessário, pode nos mostrar quais passos devemos seguir em nossas vidas. Deus nos oferece sua amizade sem que a peçamos. Entretanto, é necessário fazer por onde merecê-la.

Reflita sobre quais pessoas são suas companhias e quais são suas amigas. Esforce-se para merecer as amizades que já possui e busque fazer novas. E, acima de tudo, lembre-se de Quem pode lhe oferecer o maior laço afetivo da vida.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *