Notícia

Ação Social do Força Jovem ganha destaque na Suíça

Internacional |

Suica_FJUNa Suíça, os membros do grupo Força Jovem organizaram atividades e dedicaram o seu tempo a questões ambientais, dando um bom exemplo de cidadania.

As questões ambientais nem sempre têm o destaque que deveriam ter no seio das populações. A separação do lixo ainda é bastante negligenciada e ainda é frequente vermos plásticos, garrafas e outro tipo de resíduos nas ruas.

Os jovens são um segmento da população que está cada vez mais desperto para este tipo de questões e, na Suíça, esse facto foi aproveitado ao máximo pelos responsáveis do grupo Força Jovem, que organizaram atividades ligadas às
questões ambientais.

O objetivo foi, sobretudo, o de alertar os jovens para as suas responsabilidades enquanto cidadãos, mobilizando-os em várias tarefas.

As cidades de Berna e de Genebra foram as escolhidas, tendo sido dedicada uma manhã de sábado a estas atividades, contribuindo assim para uma boa limpeza nos parques públicos da cidade.

FJUSuica“Limpeza do lago” em Genebra

Em Genebra, o grupo do Força Jovem mobilizou-se juntamente com a população da cidade, para uma grande operação social, a “Limpeza do lago”. Este evento ocorre todos os anos, e o Força Jovem tem dado apoio e participado com dezenas de
jovens voluntários.

Nesse dia, depois de várias passagens para recolher os resíduos à volta e dentro do lago com a participação de outras associações, mergulhadores e várias estruturas, foram extraídos do lago mais de 1.850kg de resíduos.

“A nossa missão foi um sucesso! A responsável da Associação Aqua-diving, Patty Moll, que é a organizadora dessa operação ficou muito agradecida”, referiu um dos participantes no evento.

No final do dia, o presidente da Câmara Municipal de Genebra, Guillaume Barazzone, e Luc Barthassat, conselheiro de Estado, explicaram o objetivo daquela operação e fizeram questão de agradecer pessoalmente a todos os patrocinadores e participantes.

“Foi sem dúvida um momento de aprendizagem, que mudou a nossa maneira de agir e de pensar sobre o meio ambiente”, garantiram os jovens.

SuicaFJEDespertar consciências

O trabalho do Força Jovem incide, sobretudo, em ajudar os jovens a descobrir como se integrar na sociedade, evitando as más escolhas.

A população jovem foi sempre um dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, em parte pela dificuldade que os jovens têm em definir qual é o seu papel na mesma. Foi precisamente, para os ajudar a descobrir qual o seu valor, e o modo como se devem integrar na sociedade que surgiu o grupo.

Cultura, Desporto, Educação e Lazer são as principais atividades nas quais o Força Jovem se foca, de modo a proporcionar a todos os membros momentos únicos e, sobretudo, oportunidades de integração
na sociedade.

Um pouco por o País e também no resto da Europa, o grupo Força Jovem, da responsabilidade do Centro de Ajuda, realiza regularmente eventos que ajudam e possibilitam a muitos jovens descobrirem o seu verdadeiro valor, motivando-os a mudar de vida, em alguns casos radicalmente.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *