Notícia

CdA realiza primeira reunião na Estónia

Internacional |

prailtonEstónia, foi o local escolhido para dar-se início ao trabalho evangelistico do CdA.

Enfrentando diversas barreiras culturais, religiosas e culturais, o CdA deu os seus primeiros passos recentemente numa reunião onde contou a presença de 100 pessoas. Pr Ailton Soares, responsável pelo trabalho no país através de uma entrevista, conta-nos como tem decorrido esta trajetória.

Ao chegar ao país, o que foi mais marcante para si?

Pr. Ailton Soares (PAS): Foi retornar ao leste europeu depois de 3 anos e meio, saber que Deus estava contando connosco para começar a sua igreja em um país, quase ateu, é claro que também o frio, já que a temperatura aqui na Estónia chega a -25 graus no inverno, e o verão é apenas 1 mês e meio. O tempo por aqui é quase sempre chuvoso, e o vento faz com que a temperatura esteja quase sempre negativa. Um povo muito sofrido, com olhar muito triste, mesmo sendo exteriormente um povo muito bonito, angustiados pelos problemas familiares, de vício, doenças e econômicos.

Como é que a população tem recebido o trabalho evangelistico do CdA?

PAS: A população estoniana tem a maior média do mundo de ateísmo, apenas 16% dizem crer em Deus, o trabalho evangelístico foi muito ardo, porém as pessoas recebem bem, educadamente, é claro que uns receberam, outros criticaram, outros na nossa frente pegaram e jogaram no lixo olhando para nós, as situações foram diversas.

As reuniões serão em qual idioma?

PAS: No país fala-se o estoniano e o russo, no momento temos feito uso da língua russa que aprendemos quando estivemos servido ao nosso Deus, no leste europeu.

estonia_cdaPoderia nos contar alguma experiência positiva neste primeiro contato, e quando será o próximo?

PAS: Tivemos várias, como por exemplo a corretora que nos ajudou a achar moradia, nos surpreendeu, pedindo para evangelizar connosco, e na conferência fez questão de nos ajudar. Já na conferência, o falatório das pessoas quando algumas contavam o que Deus tinha feito ali na hora, percebi que ficaram impressionados. A próxima conferência será domingo dia 19 de Abril, às 15h, na Biblioteca Nacional, em Tallinn, capital da Estônia.

Caso as pessoas que estão a ler este artigo, queiram colaborar ou patrocinar esta obra, como devem proceder?

PAS: Devem se dirigir a um CdA mais próximo e pedir ao pastor a caderneta dos patrocinadores, e assim fazer as suas contribuições voluntárias todos os meses dentro das suas condições, que nos dará suporte neste início do evangelho aqui na Estônia.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *