Notícia

Como o seu filho lida com as consequências?

Internacional |

filhos_pais_consequenciasUm dos mais preciosos presentes que Deus concedeu à humanidade foi o livre-arbítrio.

Podemos fazer o que quisermos. Mas Deus deixou bem claro que ninguém zombaria dEle com isso, pois o que plantássemos, iríamos colher (Galátas 6.7), querendo ou não, independentemente de acreditarmos nisso ou não.

Quanto mais cedo aprendermos isso, melhor. E os pais têm um papel fundamental nesse aprendizado.

Em Arapongas, no estado brasileiro do Paraná, uma mãe não hesitou em deixar clara essa lição para o filho adolescente. O jovem foi flagrado a fazer grafite na parede de um restaurante. O dono chamou a mãe do rapaz e a atitude dela não poderia ter sido mais coerente: ela deu um balde, escova e sabão para o filho e o fez limpar tudo o que havia grafitado.

A cena chamou atenção de quem passava na hora. Tanto que a imagem, que virou notícia, foi registrada por alguém que passava pela rua no momento em que a lição estava sendo aplicada.

Consequências e responsabilidades

Criar um adulto responsável não é das tarefas mais fáceis. É preciso resistir ao instinto de proteger os filhos a todo custo, principalmente quando se trata das consequências de suas próprias escolhas.

O bispo Renato Cardoso alerta o quanto isso é prejudicial para o desenvolvimento deles. “Quando pais livram os seus filhos das consequências dos seus erros e acertos, eles nunca permitem que os filhos desenvolvam o senso de responsabilidade”, destaca.

Isso não quer dizer abandono ou desprezo por eles, mas que, como pais, vocês preocupam-se o bastante, afinal, se tentar poupá-los, a vida não o fará.

Ao invés de tentar a todo custo evitar que eles sofram as consequências de seus atos, procure estar ao lado deles quando isso acontecer, mostrando que a colheita é inevitável, mas que você está ali para ajudá-los a ser mais fortes e responsáveis.

E como essa tarefa não é fácil, nem para filhos e nem para pais, todos os domingos, às 9h30, no Centro de Ajuda, acontece a reunião intitulada Direção Certa, no Templo Maior em Lisboa e em todos os CdA’s da Europa.

Convide os seus amigos e familiares e participe.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *