Notícia

Conheça o trabalho do CdA em Cabo Verde

Internacional |

IMG_8756O Centro de Ajuda é procurado por milhares de pessoas, todos os dias, um pouco por todo o mundo, as quais buscam ajuda em diferentes áreas das suas vidas

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”

Marcos 16.15

Não é de hoje que a prática desta passagem bíblica tem levado o Centro de Ajuda a espalhar-se pelo mundo, para levar o Evangelho aos necessitados, sem olhar a etnia, cor, idade ou idioma.

O trabalho do Centro de Ajuda encontra-se neste país do continente africano desde 1995 e, atualmente, existem 20 igrejas, alicerçadas em 8 Ilhas.

Ao contrário dos outros países do continente africano, não há etnias em Cabo Verde. Em contrapartida, a trajetória histórica do país incluiu, desde o início, um processo de formação de classes sociais. Os recursos económicos de Cabo Verde dependem sobretudo da agricultura, da riqueza marinha e do setor industrial. A grande maioria da população é, no entanto, constituída por agricultores e algum operariado. A falta de recursos naturais e as escassas chuvas no arquipélago determinaram a partida de muitos cabo-verdianos para o estrangeiro.

IMG_8542O Pastor José Silva, assumiu a responsabilidade do trabalho do Centro de Ajuda em Cabo Verde há cerca de um mês e, desde então, “temos investido em conhecer a cultura, o povo, os problemas mais comuns e fazemos um trabalho ‘corpo a corpo’. É muito sofrimento, as pessoas vivem num estado decadente de miséria, desprezadas, desacreditadas, humilhadas, doentes, existem muitas mães solteiras, vícios…”, afirmou. E, concluiu, “o líder não tem que ter medo, tem que entender que não tem nada a perder em evangelizar, fazer núcleos, visitas, acompanhar os grupos, ir aos hospitais, presídios, fazer o programa de televisão, rádio, atender o povo antes e depois das reuniões. Enfim, temos feito tudo o que está ao nosso alcance, com equilíbrio, sem deixar de cuidar dos pastores, das esposas, da igreja em geral”.

Trabalho evangelístico

O grupo de evangelização do Centro de Ajuda de Cabo Verde tem perseverado em levar a Palavra de Deus às pessoas sofridas e tem visto os frutos desta perseverança, ao receber várias pessoas pela primeira vez, nas reuniões realizadas aos domingos, às 9h30. Assim, todos os sábados de manhã, o grupo realiza um “arrastão” evangelístico pelas ruas do país, onde a Palavra de Deus é levada àqueles que estão a sofrer e que não sabem que existe uma saída para todo e qualquer problema, para além dos recursos humanos que 
existem: Deus.

O grupo Força Jovem, em união com o Centro de Ajuda e com o grupo Coração Universal, presta assistência às vítimas de desastres naturais e aos mais carentes, distribuindo sacolas de alimentos por habitação e, à noite, nas ruas da cidade sopa para quem passa fome.

Recentemente, foi realizada uma reunião especial denominada “Descarrego a Céus Abertos”, onde mais de 3 centenas de pessoas, novas ou afastadas, se fizeram presentes.

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”

Lucas 19.10

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *