Notícia

"Eu errei", diz pastor do Equador

Internacional, Nacional, Notícias |

“Gostaria ainda de dizer que nem o bispo Macedo nem a Universal têm qualquer participação nos excessos que cometi na reunião de trabalho”

pastorwalber

A Igreja Universal do Reino de Deus apoia o posicionamento da Universal do Equador sobre os excessos cometidos em reunião de trabalho conduzida pelo pastor Walber Barboza naquele país. O pastor admitiu, diante de colegas, membros da igreja e sua direção, que errou.

Leia tradução da nota divulgada pela Universal do Equador:

A Igreja Universal do Reino de Deus do Equador tomou conhecimento de episódio ocorrido em 25/9/2013, durante reunião de trabalho entre o pastor Walber Barboza e outros pastores.

A Universal do Equador lamenta a conduta do pastor Barboza, que dirigiu frases infelizes e agressivas aos presentes, e repudia suas afirmações, ditas por ele em nome próprio, jamais pela instituição.

No Equador, assim como nos quase 100 países onde está presente de modo formal, a Universal preza e exige de seus bispos, pastores e obreiros o comportamento respeitoso e cordial que cada qual merece.

Em sintonia com as orientações da Direção Espiritual da Universal, a igreja do Equador já tomou as providências cabíveis para que acontecimento como esse nunca mais se repita.

O pastor Barboza encaminhou pedidos de desculpas formais a todos os presentes e à Universal.

Igreja Universal do Reino de Deus do Equador

O pastor Walber declarou: “Reconheço que me excedi, proferi frases estúpidas. Minha intenção era positiva, de ensinar e motivar os pastores. Mas sei que, no calor do momento, fui infeliz na escolha e tom das palavras. Peço perdão a todos os que ofendi e constrangi. A Universal tem pressa de ajudar o povo do Equador e essa intenção não foi bem comunicada por mim.”

“Gostaria ainda de dizer que nem o bispo Macedo nem a Universal têm qualquer participação nos excessos que cometi na reunião de trabalho”, concluiu.

A Direção Espiritual da Universal entende que o episódio está resolvido e superado.

Assista ao vídeo com esclarecimento e pedido de desculpas do pastor Walber Barboza:

Resumo do vídeo:

“Gostaria de destacar que o vídeo mostra apenas fragmentos de uma reunião de mais de 1 hora, escolhidos maldosamente para fazer de mim um monstro, que não sou. Ao pegar apenas pequenos trechos e editá-los, o vídeo distorceu completamente o sentido do que disse naquela ocasião. A pessoa responsável pela edição do vídeo quis prejudicar a mim e à Universal.”

“Reconheço que me excedi, que proferi frases estúpidas. Mas aquilo foi dito num encontro a portas fechadas, entre pessoas adultas. Minha intenção era positiva, de ensinar, de motivar os pastores. Mas sei que, no calor do momento, fui infeliz na escolha das palavras.”

“Por que eu estava tão exaltado naquele encontro? Porque a Universal tem pressa e tem imensa vontade de acertar e de ajudar o povo do Equador.”

“Gostaria ainda de dizer que nem o bispo Macedo nem a Universal têm qualquer participação nos excessos que cometi na reunião de trabalho. Muito pelo contrário. O bispo Macedo nos ensina a cada dia, com gestos e palavras, a tratar o semelhante com respeito, ética, o valor da família, da esposa e dos filhos.”

“Quero pedir sinceras desculpas por tudo que trouxe inconveniente a você membro da Universal, especialmente se alguém lhe perseguiu ou criticou por causa dele.”

Pastor Walber Barboza

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sem comentários

João Marques (Portugal) Responder 2 Novembro, 2013 às 7:23

Eu gostaria de deixar a minha opinião se me for permitido.

1 – Em primeiro lugar eu pessoalmente tenho muitos erros e não tenho autoridade nem competência para julgar ninguém.

2 – Sempre que algum pastor faz algo errado dentro da Igreja Universal é sempre ao bispo Macedo que colocam as culpas.

3 – O bispo Macedo é uma pessoa integra e reta, ele não está muito preocupado com a imagem dele, o bispo preocupa-se com a salvação das pessoas.

4 – Este acontecimentos fazem com que as pessoas cada vez mais relacionem a religião a Deus e faz com que as pessoas fiquem vacinadas contra Deus.

5 – A câmera oculta que registou este momento foi concerteza com a finalidade de denegrir a imagem do pastor, mas se houve o cuidado para instalar a câmera foi para registar provas sobre discursos que já tinham ocorrido no passado e que voltaram a repetir-se.

6 – O bispo Macedo tem-se esforçado, tem dado o seu melhor, tem sido um exemplo de carácter tanto para as pessoas que entram a primeira vez na igreja como para os pastores.

7 – Infelizmente tem havido ocorrencias e desvios aos ensinamentos do bispo, havendo quem sugira “rituais sagrados”, sal “consagrado” em cemitérios e encruzilhadas, etc. Quem sofre com isto? O povo que ainda não conhece a Palavra de Deus.

8 – Eu creio que Deus permitiu que este ocorrencia transbordasse para a opinião publica, não para condenar uma pessoa ou pessoas, mas para chamar a atenção sobre aquilo que anda a ocorrer nas costas do bispo Macedo.

“E o que suceder ao povo, assim sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura.” Isaías 24 : 2

Pr. Carlos Champi Responder 6 Novembro, 2013 às 0:51

“7 – Infelizmente tem havido ocorrencias e desvios aos ensinamentos do bispo, havendo quem sugira “rituais sagrados”, sal “consagrado” em cemitérios e encruzilhadas, etc. Quem sofre com isto? O povo que ainda não conhece a Palavra de Deus.”

Caro João, diante da citação acima permita-me fazer um esclarecimento PESSOAL:

Quando cheguei a Universal, em 1997, cheio de problemas e doente, logo na primeira reunião, uma terça-feira do mês de maio, me ofereceram uma pasta de figos, dizendo que ao comer dela seria curado da minha enfermidade.

Ora, em busca da cura, anteriormente, entre outros rituais sugeridos em outros lugares (religiões de práticas oculistas), já havia ido sucessivas vezes a cidade de Jandira no interior de São Paulo em busca de ajuda de um curandeiro, enterrado meu nome juntamente com fios do meu cabelo numa folhas de babosa na noite de passagem de ano, tomado as chamadas “garrafadas” e absolutamente nada resolvera. Mas a cada nova proposta, minha fé era despertada para aquilo que eu precisava e eu tomava uma atitude. Errada (hoje eu sei), mas era uma atitude.
A pasta de figos, referência ao livro de 2 Reis 20.7, naquele momento chamou minha atenção e foi providencial para que a minha fé fosse despertada.

Bem, o que quero aqui salientar é: se os sacerdotes do engano (religiosos), a todo momento estão procurando chamar a atenção dos sofredores e ignorantes (como um dia eu fui), por que nós, os da fé, não podemos fazer MUITO MAIS, com inteligência e discernimento, para alcançar o maior número possível? Sendo que eles não tem base nenhuma para fazerem o que fazem, mas nós temos, e muita (a Palavra de Deus).

Sal, óleo, água, vinho ou qualquer outro elemento, apresentado a DEUS em qualquer lugar (monte, praia, rio, encruzilhada, cemitério, e etc) nada mais é do que uma maneira de despertar a fé DOS QUE NECESSITAM TÊ-LA DESPERTADA, para que possam TOMAR UMA ATITUDE e assim provar do Poder que nós do Centro de Ajuda temos provado.

Seria muito egoísmo de nossa parte, agora que estamos CURADOS, LIVRES e SAUDAVEIS DE ESPÍRITO, negar aos que estão lá fora a oportunidade de chegar até nós.
E é exatamente isso que acontece, quando nossos termos e práticas se restringem a palavras que só nós conhecemos. Eu e você João, sabemos o que significa pecado, redenção, dízimo, inferno, apocalipse, Espírito Santo entre outro termos, já as pessoas lá fora, não! Mas com certeza elas entendem quando falamos de erros cometidos, superação, fidelidade, caos, fim dos tempos, Espírito Forte. Falei a mesma coisa, porém de uma maneira acessível, tornando eficaz a ajuda que um dia recebi.

Espero que tenha contribuído para um melhor entendimento.

Saudações a você e a família.

Leila Schneidenbach Responder 6 Novembro, 2013 às 17:58

Pator Walber parabens por sua postura de homen de Deus, deus te abencoe grandemente, nunca desista por causa dos perceguidores.Deus e contigo. abracos a querida esposa.