Notícia

Jovem vence cancro e luta por sonho

Internacional |
jovem-perna-amputada

Gabi Shull, 14 anos, teve a perna amputada, mas não desistiu da dança

Bailarina desde os 9 anos, Gabi foi diagnosticada com osteossarcoma no joelho, após uma queda quando estava a patinar no gelo.

Depois de duas semanas sem quaisquer melhorias, os pais da jovem levaram-na ao hospital e o que parecia ser uma fratura era, na verdade, cancro.

Enfrentou 12 semanas de quimioterapia com o objetivo de diminuir o tamanho do tumor e foi operada. A família em conjunto com os médicos optou por uma cirurgia inovadora, o joelho foi removido e o pé foi recolocado na parte de cima da perna, mas com uma rotação de 180 graus, de forma a que o tornozelo pudesse funcionar como um joelho.

Esta cirurgia inovadora e pouco comum permitiria uma maior mobilidade e movimento, o que ajudaria a adolescente a poder continuar a lutar pela concretização do seu sonho: ser bailarina profissional.

Depois de um ano de árduo trabalho e de muita dor e após inúmeras sessões de fisioterapia, Gabi começou a dar os primeiros passos. Passados mais 12 meses, a jovem já estava em cima de um palco a dançar.

Atualmente, Gabi dança de forma competitiva e é uma inspiração para os seus professores e colegas. Para além disso, está a fazer uso da sua experiência para ajudar outros com o mesmo problema de saúde, através de uma campanha que dá voz às crianças com cancro.

A jovem revela ter sonhos ainda maiores para concretizar no futuro: “Gostaria de fazer uma especialização em pediatria, trabalhar como enfermeira ou como investigadora científica para ajudar a descobrir uma cura para o cancro”.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *