Notícia

Mais divórcios a seguir às férias

Internacional |

divorcioAposFeriasNos EUA existe uma tendência para o número de pedidos de divórcio acompanhar o calendário anual de férias de família

De acordo com um estudo da universidade de Washington, os pedidos de divórcio tendem a diminuir durante os meses de novembro e dezembro e a aumentar em março, logo a seguir ao dia dos namorados e às férias de inverno; estes voltam a decrescer em abril e sobem em agosto, após as férias de verão.

Julie Brines e Brian Serafini, sociólogos e autores do estudo, puderam observar ainda que os pais de crianças menores de idade tendem a seguir esta tendência e que os casais sem filhos também o fazem.

Segundo os sociólogos, surge como bastante provável a conclusão de que os casais tendem a adiar o divórcio para depois dos períodos sociais mais “sensíveis” do calendário. Os mesmos acreditam que os períodos de férias costumam deixar as pessoas mais otimistas acerca do futuro das suas relações. No entanto, o maior período de tempo passado em conjunto pode agravar as dificuldades já sentidas anteriormente entre o casal.

Também uma investigação efetuada em Inglaterra e publicada pelo Huffington Post, em agosto de 2013, chegou à conclusão de que um quinto dos progenitores pondera separar-se e pedir o divórcio depois de os filhos regressarem à escola.

Casamento, fé e perseverança

Veja o que Renato e Cristiane Cardoso dizem sobre o divórcio:

“De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”

(Mateus 19.6)

Em 2013, por cada 100 casamentos eram registados 70,4 divórcios em Portugal, número deveras preocupante e que demonstra o quão pouco é valorizado o casamento na sociedade atual.

A maioria dos casais tem dificuldade em lidar com os problemas do dia e à primeira grande desavença passa a encarar o divórcio como o passo seguinte. Também é muito comum a ideia de que se não resultar, vai cada um para o seu lado.

Mas existe um local onde os casais aprendem a resolver os seus problemas em conjunto e a enfrentar as dificuldades como uma equipa: a Terapia do Amor, palestra dedicada à vida sentimental realizada todas as quintas-feiras, pelas 20 horas, nas Sedes Estaduais do Centro de Ajuda.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *