Notícia

Musical “Os Dez Mandamentos” estreia em São Paulo

Internacional |
musical-10madamentos-estreia

Depois do sucesso na televisão e no cinema, a saga de Moisés pela libertação do povo hebreu vai conquistar também o teatro.

“Os Dez Mandamentos – O Musical” estreia nesta sexta-feira, 17 de junho, no Teatro Procópio Ferreira, na capital paulista, com temporada até outubro. Depois, a obra fará turnê pelo Brasil.

O musical é uma superprodução que conta com cerca de 50 pessoas no palco, mais de 100 figurinos, 80 perucas, 200 objetos de cena, 25 músicas inéditas, sete músicos e 65 cenas exclusivas para o vídeo cenário, que será projetado em uma tela de LED de alta resolução.

Os protagonistas

O protagonista Moisés é interpretado pelo ator Julio Mancini, que já atuou em grandes musicais, como “Cats”, “Miss Saigon” e “Hairspray”. Em entrevista coletiva realizada no último dia 14, ele contou que viu filmes, documentários e até a novela “Os Dez Mandamentos” durante a preparação para o personagem. Entretanto, o Moisés apresentado no musical é diferente, pois a história completa será contada em apenas duas horas.

“Eu não tenho tempo para nuances, então necessariamente tem que ser um Moisés de tintas fortes. A história vai desde a época em que ele é oficial de guerra no Egito até depois da abertura do Mar Vermelho, e ainda tem o conflito do culto ao bezerro de ouro”, explicou.

Já o antagonista Ramsés é vivido pelo ator Thiago Machado, que atuou na versão nacional do musical da Broadway “Mudança de Hábito”, entre outros espetáculos que fizeram sucesso no Brasil. “O que mais me motivou nesse processo foi o amor, é uma história baseada no amor. Nesse caso de Ramsés, é o amor pelo irmão dele, pela terra dele e a fé que ele tem nele próprio, porque os faraós eram como deuses na Terra. Então, tem essa dualidade entre amar o irmão e, ao mesmo tempo, não deixar os hebreus irem embora. É um conflito incessante dentro dele.”

A atriz Tassia Cabanas faz Zípora, a esposa de Moisés. “Estou muito feliz de poder fazer essa personagem, foi um grande presente para mim. Zípora é uma mulher forte, de opinião”, afirmou. A rainha Nefertari é interpretada pela atriz Bruna Pazinato. “A Nefertari é muito densa, intensa. Eu me inspirei em Lady Macbeth, Mandrágora, nas tragédias gregas”, revelou. “As emoções principais da Nefertari durante o espetáculo são tristeza e ódio, duas emoções muito fortes, pesadas, mas que trazem todo o tempero da personagem.”

musical-10madamentos-estreia-SPMusical inédito

A dramaturgia de “Os Dez Mandamentos – O Musical” é de Emilio Boechat, que foi um dos roteiristas da novela e participou da equipe que fez a versão para o cinema. “Os episódios bíblicos são histórias incríveis, podem virar musicais perfeitos. O fato de eu ter estudado a Bíblia para escrever a novela e ter ajudado no corte para o filme me ajudaram muito nessa adaptação para o teatro musical. O foco está na história de Moisés e não há nenhuma trama paralela”, afirmou.

O musical traz dinamismo, cenas curtas e linguagem diferente de outros espetáculos do género. A diretora e coreógrafa Fernanda Chamma revelou que o processo teve total liberdade de criação. “Estamos desenhando um teatro musical diferente, dinâmico, assumindo situações, proporcionando uma inusitada interação com a plateia, pois o que acontece no palco se esparrama pelo teatro”, comentou.

A produção também ganhou músicas inéditas, assinadas pelo diretor musical Wladimir Pinheiro. Segundo ele, as canções ajudam a contar a história da peça. “Eu já conhecia bem o texto bíblico, mas procurei me aprofundar ainda mais nos detalhes. Isso me ajudou a traçar o perfil musical de cada personagem. Para criar um musical original, o mais importante é entender o que vai ser contado em forma de música.” A codireção do espetáculo é de Daniela Stirbulov. A realização é da Rede Record e da Chaim Produções.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *