Notícia

Qual a maneira mais eficaz de parar de fumar?

Internacional |

parar_de_fumarQual a maneira mais eficaz de parar de fumar? Para responder a essa pergunta, pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, realizaram um estudo com 700 voluntários.

O resultado mostrou que pessoas que decidem parar de fumar de uma vez têm maiores chances de não voltar a fumar do que aquelas que vão diminuindo a quantidade de cigarros de forma gradual.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores dividiram os voluntários em dois grupos: um que parou de fumar aos poucos e outro que parou de uma vez. Passados 6 meses, o grupo que havia adotado a medida de parar de uma vez tinha tido 25% mais sucesso em continuar sem fumar.

De acordo com a médica Nicola Lindson-Hawley, que liderou a pesquisa, largar o vício aos poucos exige mais esforço do que tomar uma decisão drástica e parar de vez.

Não hesite

O fato é que a nossa vida é feita de decisões. Seja para vencer um vício, mudar de emprego, mudar um comportamento, um hábito, enfim. “E não fazer nada a respeito também é uma decisão”, esclarece o bispo Renato Cardoso.

Ele explica que a palavra “decidir” significa “cortar fora”, eliminar as outras possibilidades, não hesitar.

Decidir é descartar todas as outras possibilidades sem dó, é fazer uma escolha rapidamente ciente de que para isso é preciso perder algo. “Decidir exige coragem, não ter medo de perder. Essa coragem é impulsionada pela certeza de que a escolha feita ultrapassará a perda das outras opções.”

Se você tem um vício, decida agora mesmo procurar ajuda no Tratamento para a Cura dos Vícios, realizado as sextas-feiras no Centro de Ajuda.

Templo Maior
Rua Dr. José Espírito Santo 36
Marvila, Lisboa

E em todos os Centros de Ajuda do país

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 comentário

Iara Alves Responder 24 Março, 2016 às 8:06

Eu quando tentei deixar de fumar fiquei um ano a dizer que aquele cigarro seria o último, quando decidi que não iria mais fumar, não comprei mais nenhum maço e deixei os velhos hábitos de sair para beber café e convívio entre os meus amigos fumadores aí sim, consegui, nada é fácil, principalmente quando o hábito tem muitos anos, mas é possível!