Notícia

Ser chefe ou ser líder

Internacional, Nacional, Notícias |

Heróis bíblicos são exemplos da conduta certa para chegar à liderança

121198999

A Bíblia nos apresenta diversos exemplos de líderes que souberam guiar pessoas para a vitória: Moisés, Davi, Salomão. Há também outros que eram chefes, tiveram desvios de conduta e se tornaram más lições a serem seguidas, como Saul e Sansão.

Porém, todos os casos acima devem ser observados e conhecidos por todos nós. São lições, inclusive para aqueles que têm uma empresa ou pretendem abrir um negócio. Conhecer essas histórias é fundamental para aprender a liderar e saber diferenciar o chefe do líder.

Características do vencedor
Veja como a Bíblia é sábia e nos traz exemplos edificantes que podem nos ajudar nos dias de hoje. Há mais de 2 mil anos já existiam homens que possuíam seguidores voluntários, assumiam responsabilidades de grupo e eram capazes de gerar novos líderes. Note que esses três atributos são também necessários para o líder de hoje alcançar o sucesso.

Lembre-se que o Senhor Jesus irradiava segurança. Multidões queriam estar perto dEle. Ninguém era obrigado a ficar após o “expediente” ouvindo-O, mas o povo não se afastava de Sua presença, queria sempre ouvi-Lo. Essa era a razão do sucesso de dEle. Como líder por excelência, tinha seguidores voluntários.

No Jardim do Getsêmani, por exemplo, Jesus assumiu, sozinho, as responsabilidades, e ainda advogou pela causa de seus discípulos, dizendo que se era por Ele que os enviados dos fariseus procuravam, que então deixassem os apóstolos livres.

O líder tem a capacidade de gerar novos líderes. Perceba que aqueles que estão próximos dEle procuram imitá-lo e seguir seus exemplos. O Senhor Jesus tem essa capacidade em tão elevado nível que Paulo disse: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” 1 Coríntios 11:1

O verdadeiro líder não é mesquinho e não esconde os ensinamentos. Procura sempre o crescimento do grupo. Pedro e Paulo são exemplos de líderes gerados por Jesus e que propagaram a Obra dEle.

Exercício das qualidades
Ter simplesmente as qualidades de liderança não garante o êxito de ninguém. Perceba, no entanto, que são características inter-relacionadas, e somente quando exercitadas auxiliam na busca do sucesso.

Vamos dar um exemplo para ilustrar: um chefe pode ter muitas pessoas subordinadas ao seu cargo, mas isso não quer dizer que ele seja um líder. Aprofundando ainda mais a questão, é preciso entender as diferenças entre os dois títulos.

Enquanto o chefe dirige os empregados e inspira medo, o líder os treina e os inspira. Se o primeiro culpa seus comandados pelas falhas e os usa, o segundo corrige suas faltas e os desenvolve.

O chefe pode até saber como se realiza uma função, mas o líder mostra como se faz. Enquanto o primeiro não dá crédito para quem realizou determinada tarefa, o segundo mostra quem a fez.

Perceba que são atitudes diferentes que mostram as disparidades de cada perfil. As empresas cristãs precisam de verdadeiros líderes gerindo seus negócios, pois assim crescerão, gerando empregos para a população, reduzindo os índices de violência. Para ter as características e ser um verdadeiro líder, é preciso fazer uma aliança com o orientador do seu sucesso: o Senhor Jesus.

Aprenda a ser um LÍDER, na reuniões das Conquistas Financeiras, todas as Segundas-feiras pelas 20hs (também às 7hs, 10hs, 12hs e 15hs). Mais informações em conquistasfinanceiras.pt

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *