Notícia

Universal leva ajuda aos moradores de rua dos Estados Unidos

Internacional |

Setembro começou catastrófico para a população do Texas (Estados Unidos). Com a passagem do furacão Harvey, dezenas de pessoas perderam as vidas e mais de um milhão ficaram desabrigadas.

A sensação de não ter um teto sob o qual dormir, porém, já é conhecida por milhares de texanos.
De acordo com as pesquisas, somente na capital do estado, Houston, mais de 6.500 pessoas não têm onde morar, sendo que 2 mil delas permanecem indefinidamente na rua.

“Cada pessoa tem uma história de como chegou a essa situação”, explica o bispo Bira Fonseca, responsável pela Universal na região. “De acordo com pesquisas, a perda do emprego é a maior causa, seguida dos problemas econômicos e na família. Muitos até já desistiram de uma vida melhor.”

Para que essa desesperança não se prolifere, a Universal trabalha intensamente levando a Palavra de Deus, ensinando a utilizar a fé para transformar a vida de cada um.

Por uma vida melhor

A primeira missão dos evangelizadores junto aos moradores de rua texanos do mês aconteceu na manhã do dia 1º de setembro último. Bispos, pastores, esposas de pastores, obreiros e integrantes do grupo Young Power Group (YPG, o Força Jovem Universal local), se dirigiram a regiões carentes de Houston para levar ajuda material e espiritual aos desabrigados.

“Logo cedo, mesas foram preparadas para servir o café da manhã. Enquanto isso, o YPG se espalhou pela área buscando todos os moradores de rua que pudessem encontrar”, recorda o bispo Bira.

Durante o café da manhã, o bispo realizou uma oração especial por aquelas pessoas, depois, ele os pastores conversaram com cada uma, explicando o poder da fé em Deus e a possibilidade de renovarem suas vidas. Eles também doaram exemplares do jornal Folha Universal e escreveram os nomes dos presentes no livro de oração.

Já no dia seguinte, a iniciativa foi repetida. Dessa vez, a força-tarefa foi reforçada por membros dos grupos Godllywood, Universal nos Presídios e Evangelização. Antes das 6h30 da manhã todos estavam reunidos para realizar outra doação de alimentos.

Em uma quadra de basquete de um dos bairros mais carentes de Houston, o 3rd Ward, mesas foram armadas para a distribuição de um repleto café da manhã. Mais uma vez os pastores atenderam a cada pessoa individualmente e o bispo Bira realizou uma oração pelos presentes e suas famílias. Saindo dali, o grupo de voluntários se dirigiu a outra comunidade carente para levar mais doações, inclusive de água potável, que muitos não possuem.

“A meta da Universal é perseverar em unir a ação à fé, pois há pessoas que precisam de uma mão amiga no momento de aflição. Contudo, a ajuda perecível é acompanhada de uma ajuda espiritual permanente, visando mudar a mentalidade e a situação dessas pessoas para que possam reconstruir suas vidas” afirma o bispo.

Ainda trabalhando pelas vítimas do Harvey

Mesmo que nos dois primeiros dias de setembro a Universal tenha realizado ações sociais junto aos moradores de rua, as vítimas do furacão Harvey não foram esquecidas. De acordo com o bispo Bira Fonseca, todas as igrejas da região estão mobilizadas para recolher doações de roupas, água e alimentos, a fim de ajudarem aqueles que hoje nada têm.

“A Universal e seus grupos estão alugando caminhões para transportar estas doações até Houston. Estes itens vão ser levados até um Centro Convencional, no centro comercial da cidade, onde estão abrigadas mais de 9 mil pessoas que tiveram que deixar suas casas e tudo para trás em busca de um lugar seguro”, explica o bispo.

Os frequentadores da Universal estão sendo incentivados a não apenas realizar a doação de alimentos e roupas, como também atuar, pessoalmente, no atendimento às vítimas e à cidade em si. É o caso da jovem Bianca Porter (foto abaixo), de 19 anos, membro do YPG.

“Durante o furacão, fiquei com minha avó para que ela não estivesse sozinha. Não fomos muito afetados, mas vimos pessoas terem suas casas e bairros inundados, e precisarem ser resgatadas por helicópteros, e isso mexeu comigo”, conta. “O que o grupo jovem está fazendo é muito legal. Eu estava buscando lugares que me permitissem ajudar a limpar a cidade, as casas, e os lugares que encontrei iam pagar para que ajudássemos, mas os grupos da Universal estão ajudando as pessoas sem receber pagamento. Na quinta-feira auxiliei das 10h às 18h30. Recebemos e preparamos os materiais e fomos às áreas onde estão os moradores de rua para avisar sobre o café da manhã na sexta-feira.”

“Jesus repreendeu a tempestade, e logo tudo ficou calmo. Agora temos que dar para essas pessoas a primeira ajuda. E esta é a Universal, estamos estendendo as mãos. Logo que recebermos as doações vamos distribuir aqui. Que o Deus da Bíblia abençoe a todos vocês”, conclui o bispo.
Esse trabalho social acontece não apenas em Houston, mas em todas as cidades em que a Universal está presente. E você também pode colaborar para ter uma cidade melhor e atender às pessoas que precisam de ajuda.

Fonte: Universal.org

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *