Notícia

Universal recebe retratação de portal espanhol

Internacional |

al_ev“Protestante Digital” é obrigado a conceder direito de resposta, depois de divulgar informações falsas sobre a Igreja

Em matéria veiculada a 3 agosto de 2014, após a inauguração do Templo de Salomão, o portal espanhol Protestante Digital, publicou um artigo classificando a Universal como uma igreja não-evangélica. “Facto é que mesmo que a superfície da IURD se assemelhe com as igrejas evangélicas, ela tem muito mais em comum com a Igreja Católica”, afirmava o artigo do portal, referindo-se aos rituais praticados nas filiais da instituição na Espanha.

O artigo do portal afirmava ainda que a Igreja Universal utiliza simbologias rejeitadas pela Reforma Protestante e que a teologia da prosperidade promovida pela denominação promove uma mistura que diminui a graça de Deus e a coloca como um bem alcançável através do dinheiro. Por fim, o texto do portal afirmava que a Universal é uma instituição “empresarial e fraudulenta”.

Já numa outra matéria publicada a 12 de agosto de 2014, o portal denunciava a tentativa de censura por parte da Igreja Universal, os editores afirmaram que estavam amparados pela liberdade de expressão e imprensa. “Temos o direito de explicar por que, em nossa opinião, não concordamos que a Universal não se encaixa na definição ‘evangélica’, sem incorrer em qualquer censura, fazendo o exercício democrático saudável da dissidência”, afirmou Pedro Tarquis, o diretor do portal.

A justiça espanhola, no entanto, obrigou o portal a conceder o direito de resposta à Universal, publicado nesta terça-feira (5 de maio) no site da Protestante Digital. Na resposta, a Igreja rebate as falsas informações antes publicadas.

Leia a resposta:
Réplica da Igreja Universal do Reino de Deus no que diz respeito ao que foi publicado por este meio em agosto de 2014. O comunicado da IURD, recebido a 7 de agosto de 2014, é o seguinte: “A IURD é uma igreja estritamente evangélica, registada como tal no Registo de Entidades Religiosas do Ministério da Justiça. É falso de que se trata de uma entidade dedicada a uma atividade comercial, e muito menos para fazer negócio estável, permanente, institucional e fraudulento de forma organizada”. Além disso, o comunicado da IURD, recebido a 19 de agosto de 2014, é o seguinte: “A IURD não proferiu ameaça alguma contra a Protestante Digital, sendo que a carta enviada por fax dirigida a esta redação destina-se ao exercício de um direito de retificação diante das informações que a IURD considera falsas e prejudiciais”.

Contra as matérias elaboradas pelo portal espanhol, a verdade, curta e direta, prevaleceu.

Tags:

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 comentários

glaucia Responder 13 Maio, 2015 às 21:52

pensei que so existia perseguição contra a IURD aqui no Brasil mais infelizmente o diabo esta em todo lugar tentando parar a obra de DEUS.

Alex Sandro Ramos Gomes Responder 14 Maio, 2015 às 2:39

A ÚNICA BASE QUE OS SUPOSTOS PROTESTANTES (PRIMEIRAS IGREJAS EVANGÉLICAS PÓS REFORMA) USAVAM PARA ARGUMENTAR QUE A IURD NÃO É UMA IGREJA EVANGÉLICA AUTÊNTICA É SEU PRECONCEITO CONTRA A MESMA. A IURD USA A BÍBLIA COMO BASE DE SUA FÉ. E A DIFERENÇA ENTRE NÓS E AS OUTRAS ESTA NA ÊNFASE PRÁTICA DA FÉ E NÃO APENAS NO DISCURSO COMO MUITOS EVANGÉLICOS VIVEM. E ASSIM VIVEM UMA FÉ MORTA, MORNA. ACREDITO SIM QUE MUITOS EVANGÉLICOS ESTÃO DISTANTES DO QUE VIVERAM MARTINHO LUTERO, JOÃO CALVINO, JOÃO WESLEY E MUITOS OUTROS QUE DERAM A VIDA POR VIVEREM UMA FÉ VIVA E DESAFIARAM A FÚRIA DA IGREJA DE ROMA. A EUROPA DEVE AGRADECER MUITO A DEUS PELA IURD DEVOLVER A FÉ VIVA NA EUROPA QUE A MUITO TEMPO ASSISTE A MORTE DO LEGADO PROTESTANTE NESTE TERRITÓRIO. POIS A IGREJAS QUE FICARAM LÁ SE RENDEM NOVAMENTE A INFLUÊNCIA CATÓLICA ATRAVÉS DE UM ECUMENISMO LATERAL. AS IGREJAS NA EUROPA ESTÃO MORRENDO, COM SEUS TEMPLOS CADA VEZ MAIS VAZIOS.
SOU EX-ALUNO DA FACULDADE DE TEOLOGIA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO E OBR DA IURD.

Wilson José Responder 14 Maio, 2015 às 6:25

Bom algo que aprendi desde 89,neste ano me corrijam,caso contrário a igreja foi perseguida, com matérias sensacionalista, por aliados que já, tinham caido na fé, ex:Carlos Magno aliado da globo.Sem contar foi a época, de aquisição da Rede Record, a igreja do bras Celso Garcia 499,por causa da perseguição, eu vi vazia em qualquer lugar, vc falava sou IURD, chamavam vc de Macedo (dinho) mas o que aprendi foi com o próprio bispo. Que usou uma frase que virou jargão, omelete quanto mais bater, mais cresce,está entrevista do bispo para o SBT foi importante e esclarecedora, as vezes me perguntava, no vídeo do bispo, que aquela emissora, que muitos já percebeu que não vale apena dar ibope, nesta entrevista ouvi todas, as respostas, e o bispo ensina que Deus não precisa de advogado, pois ele vai envergonhar e mostrar à verdade, para todo este mundo . Não temas assuma à sua fé e veremos à glória de Deus amém.

Neirity Santos Responder 14 Maio, 2015 às 9:07

O Senhor Jesus é a Verdade e uma igreja como a IURD que é alicerçada na Verdade, sempre prevalecerá!

sinuel alencar Responder 15 Maio, 2015 às 1:28

É impressionante ,como se perde tempo em criticar a igreja em vez de fazer o evangelho expandir-se,em jerusalém no sinédrio existia um sábio no tempo em que JESUS andava em ISRAEL que falou se a obra não for de DEUS não prospera,por isso em vez de ficar querendo dividir a casa demos proclamar o evangelho mais rápido para que os dia se abreviem ,sei que os métodos as vezes são diferente das outra denominações,mas não quer dizer que DEUS não esteja no controle,eu sou membro da catedral da fé no rio de janeiro,mas nasci na fé na igreja batista onde fiquei muitos anos até chegar na universal e sempre cri que se DEUS não estiver no controle a coisa não vai,fico triste ao ver que muitos não vão a palavra mais ao homem,temos que ter o foco em DEUS e deixar que ele opere se falam sobre o dinheiro ,pergunto qual seria o seu sacrifício,se o dinheiro,no tempo de JESUS não havia dinheiro e o sacrifico era com os cordeiro,pombos e pães asmos,hoje não temos isso mas o fruto do nosso trabalho é o dinheiro então sacrifiquemos a todos da fé amem