Notícia

Universal segue na luta contra o racismo

Internacional |

tailandesas_racismoNa Tailândia, centenas de mulheres enchem-se de cremes e branqueadores de pele todos os dias na busca incessante por um rosto claro.

Sabendo disso, a indústria cosmética divulga comerciais como o da foto ao lado, dizendo que “você só precisa ser branca para vencer”. Um incentivo à escravidão que algumas pessoas carregam em suas mentes, ao acreditarem que a cor da pele as torna ou não inferiores a outras pessoas.

Embora na Tailândia o racismo esteja explícito de diversas maneiras, a discriminação é um problema que afeta o mundo inteiro há séculos. Ainda hoje é possível encontrar pessoas que julgam as outras por cor de pele ou nacionalidade, e é preciso realizar um intenso trabalho de conscientização para que essa forma de pensar seja extinta.

eutenho_umsonho_concertoUm dia especial

O Dia de Martin Luther King Jr. é celebrado na terceira segunda-feira do ano – data próxima ao aniversário de King Jr. – e lembra a luta que esse homem travou ao enfrentar o racismo. É um dos únicos três feriados nacionais nos Estados Unidos em homenagem a pessoas – os outros dois são o Presidents’ Day (em homenagem aos presidentes George Washington e Abraham Lincoln. É comemorado em 22 de fevereiro, aniversário de Washington) e Columbus Day (na segunda 2ª feira de outubro, em homenagem a Cristóvão Colombo, descobridor da América).

A data existe para mostrar que a batalha pela igualdade continua. E a Universal, em busca da justiça, realizou o “I have a dream concert” (“Concerto eu tenho um sonho”, em tradução livre), em um dos centros de convenções mais importantes do mundo, o Madison Square Garden, em Nova York.

“A ideia surgiu pelo aniversário de Martin Luther King Jr., que foi e é o grande nome na luta contra o racismo aqui nos Estados Unidos”, explica o responsável pela organização do evento, bispo Bira Fonseca. “A sua frase mais conhecida, e também mais forte, foi a base do nosso evento (I have a dream – Eu tenho um sonho).”

O bispo explica que todos têm um sonho, mas muitos deixam a oportunidade passar por não se julgarem capazes, em decorrência da cor da pele: “Motivados por esse espírito de acreditar em si mesmo, nós trabalhamos para levar essas pessoas desprezadas, abandonadas, desesperançadas, a participarem de algo que pudesse levantá-las e despertar o sonho dentro delas.”

destEu tenho um sonho

Mais de 7,8 mil pessoas estiveram presentes no evento, promovido pela Universal. Entre elas, importantes políticos locais, como o senador por Nova York Charles E. Schumer e o líder distrital Geoffrey Davis.

Pessoas de diversas regiões dos Estados Unidos – Los Angeles, Chicago, Boston, entre outras –se dirigiram para lá, a fim de assistir à reunião e, especialmente, à apresentação do Coral da África do Sul (da Universal de Soweto), que levou canções e danças africanas.

“Foi uma linda e surpreendente experiência para mim. Muitos dos meus sonhos tornaram-se realidade, como ver pessoas de diferentes raças juntas e unidas para ver a África trazida à América através do Coral Africano do Soweto. Não só o Coral foi incrível, mas também as poderosas mensagens que foram passadas lá. Eu saí de lá encorajada e renovada”, afirma Agnes Smith, que viajou desde a Pennsylvania até Nova York (cerca de 300 quilômetros) para acompanhar o evento.

As mensagens as quais Agnes se refere foram transmitidas tanto pelos integrantes do coral, que viveram um dos mais cruéis regimes segregacionistas, o Apartheid, como pelo responsável pelo trabalho da Universal na África do Sul, bispo Marcelo Pires.

Juntos, os bispos Marcelo e Bira também realizaram orações pela libertação da mente escravizada das pessoas e por suas famílias.

Para o bispo Bira, não apenas os negros, mas também outras pessoas que sofrem discriminação, em diferentes regiões do mundo, devem entender que são capazes e lutar por seus sonhos. “Não podemos ficar reféns de nossos medos e complexos, e nem tampouco ser escravizados dentro de nossas mentes pelos pensamentos de que não somos capazes de algo grandioso.”

Veja na galeria abaixo as imagens do evento. Depois compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *