Mãe Excelente, Filho Excelente

maesoracaoFoi este o tema que reuniu centenas de pessoas no passado sábado, dia 28 de maio, na palestra “Mães e Filhos”

Durante o encontro, os presentes tiveram a oportunidade de refletir, através dos segredos revelados, se têm seguido ou não o caminho da excelência. Foi ainda enfatizado o facto de os filhos observarem os pais em tudo, tendo sido mencionados os aspetos a que os filhos dão mais importância:

  • O espírito de gratidão, o amor e a consideração para com o próximo. Os pais devem demonstrar, não cobrando dos filhos aquilo que eles ainda estão a aprender. Cabe aos progenitores agradecer e reconhecer os gestos de atenção, pois assim farão com que os filhos se sintam valorizados.
  • A sinceridade e a transparência. Por exemplo, os pais podem comunicar as suas dificuldades e os seus estados de espírito, o que fará com que os filhos sejam mais abertos.

“Dou graças a Deus, a Quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, (…) pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.”

2 Tim 1.3-5

Os gestos de excelência que cada progenitor tem com o seu filho, irão fazer dele um filho excelente. Por isso, valorize-o, dê-lhe crédito.

Dicas

Existem alguns passos fundamentais que a ajudarão a si como mãe a formar filhos excelentes:

  • Amor: dado diariamente, que a faz dar-se a si mesma e lutar pelo seu filho até ao fim.
  • Cuidado: para poder cuidar do seu filho precisa, em primeiro lugar, de cuidar de si mesma.
  • Valorizar: quando a mãe não se valoriza, não se aprecia, nem acredita em si mesma, como o poderá fazer com os seus filhos? Muitas progenitoras, por causa de um trauma causado por algo que viveram no passado, veem-se bloqueadas, o que as impede de se valorizarem e de estenderem essa valorização aos filhos. Quando a mãe entende que Deus a valoriza e crê nela, então, torna-se apta para fazer o mesmo com os seus filhos.
  • Dar-se: quando a pessoa se dá, está a desfazer o seu egoísmo. Sendo, por isso, muito importante que a mãe mantenha a sua mente aberta, falando sobre tudo com o seu filho.
  • Disciplina: seja exemplo, aprendendo a ser flexível.
  • Respeito: seja uma referência.

Ao seguir estes passos, você, mãe, irá ter muitas alegrias com os seus filhos.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *