Noticia

Mulher de 97 anos recebe diploma do ensino secundário

20151102151052ZZ9VJcgJjpMargaret Thome Bekema entrou no ensino secundário em 1932, e contava terminá-lo no prazo normal de quatro anos. Porém, nesse mesmo ano teve que abandonar os estudos para cuidar da mãe com cancro e dos irmãos mais novos. E, apesar de todos os esforços, nunca mais conseguiu regressar à escola.

Passados 79 anos, a direção do Catholic Central High School, no Michigan (EUA), concedeu-lhe um diploma honorário.
“A sua vida de sacrifício e dedicação aos outros tem sido extremamente encorajadora e inspiradora para a nossa comunidade, porque as suas escolhas representam todos os valores fundamentais que ensinamos aos nossos alunos”, justificou o diretor, Greg Deja, ao entregar o diploma.

Margaret, de 97 anos, esperou quase oito décadas por este momento especial que aconteceu, finalmente, no dia 29 de outubro. O diploma que recebeu foi datado de 1936, ano em que deveria ter-se formado.
“Agradeço a todos do fundo do meu coração”, respondeu Margaret Bekema, a chorar de emoção.

“Tive que abandonar a escola para tomar conta da família e ninguém consegue imaginar como isso foi duro. Eu adorava a escola e tinha muitos amigos”, relembrou. Margaret recebeu ainda um certificado de honra como a mais recente integrante da associação de ex-alunos da escola.

A lição

A história de Margaret é inspiradora, mas, mais do que isso, é um exemplo de perseverança. A força que teve para lutar durante toda a vida e manter o seu sonho vivo remete à Bíblia, que orienta:

“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia n’Ele, e o mais Ele fará”.

De acordo com o Bispo Júlio Freitas, responsável pelo Centro de Ajuda da Universal na Europa, o tamanho da Fé não importa, o mais importante é a pessoa usá-la com sabedoria, pois, só assim será capaz de alcançar qualquer objetivo.

“Não importa o tempo de Igreja ou a idade, importa, sim, que você não desanime, duvide ou desista, porque, se você fez a sua parte, então, mantenha o seu Sacrifício-vivo, através da PERSEVERANÇA!”, explica o Bispo.

Segundo o Bispo Júlio, aquele que acredita verdadeiramente em Deus não se preocupa com os resultados, pois sabe que, fazendo a sua parte sem duvidar, eles serão bons. É preciso crer. “Só assim aquilo que antes o humilhava deixará de existir e o seu sonho será realizado”, afirma.

Atrás de um sonho

97-year-old-woman-diploma-today-151102-tease_0260204f09d7539fd24b0e0e8129393aEm Portugal, existem cerca de 500 universidades seniores em funcionamento. Quanto ao número de inscritos, não existem dados além dos da rede Rutis, que apontam para 28.250 alunos matriculados, em 2011. Mas, a estimativa do investigador português Ricardo Pocinho aponta para 50 mil pessoas a frequentar as universidades seniores.

A idade média dos inscritos é de 67 anos, são sobretudo mulheres (70%) e cerca de metade tinha completado o ensino médio (47,7%).

O estudo de Pocinho mostra ainda que estes estudantes apresentam índices altos de satisfação com a vida, baixos sentimentos de solidão e não apresentam sintomas de depressão e ansiedade.

Deixe o seu comentário

Ou preencha o formulário abaixo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *